Prefeita de Guarujá entrega primeiras ferramentas para horta comunitária de Santa Cruz dos Navegantes

A Prefeitura tem como parceiros na iniciativa o Governo Estadual, a Cooperilha, Aafag e Pastoral da Criança

8 JUL 2014 • POR • 14h13

A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, entregou, na tarde de quinta-feira (3), os primeiros equipamentos e insumos que serão utilizados na horta comunitária de Santa Cruz dos Navegantes. A iniciativa visa consolidar no local a primeira turma da oficina de horta ecológica, com base nos princípios de economia solidária. A união de esforços para viabilizar a ação é composta pela Prefeitura, Governo do Estado, Cooperativa de Reciclagem da Ilha (Cooperilha), Associação de Agricultores Familiares de Guarujá (Aafag) e Pastoral da Criança.

Os treinamentos ficarão por conta da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. A proposta é que a horta seja um instrumento pedagógico, de reflexão e ação, visando à melhoria da segurança alimentar e complementação de renda das famílias assistidas. A prefeita ressaltou que “a horta é algo bom para a comunidade e foi importante vocês terem se sensibilizado para participarem deste programa que estamos desenvolvendo”, disse Antonieta.

Na Prefeitura, a ação é conduzida pelas secretarias municipais de Desenvolvimento e Assistência Social e de Desenvolvimento Econômicoe Portuário, com a parceria da Secretaria Municipal de Esporte, já que o espaço utilizado fica no Centro Esportivo do bairro, antiga área do Saldanha em Santa Cruz dos Navegantes.

"Queremos que aqui seja um espaço onde cada um aprenda também com a experiência do outro. Desenvolvemos nossas habilidades com conservação do solo, horta, jardinagem e ervas medicinais. Atenderemos também quem quiser aprender a fazer adubo orgânico caseiro ou como criar e manter um jardim ou horta em casas e apartamentos”, disse a secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Maria Angélica Cruz.

Para a integrante da Pastoral da Criança do bairro, Maria da Penha Ferreira Pedrosa, que mora em Santa Cruz há 33 anos e atuará na horta, o projeto vai fazer a diferença. “Vamos plantar alface, coentro, mandioca, salsinha, cebolinha e couve. Já tivemos horta aqui e surgiu a ideia de reativar. Vamos cuidar, regando duas vezes por dia”, contou.