Ecodique lança 2º módulo de empreendedorismo e educação ambiental na moda

O segundo módulo do Programa Ecodique, do Instituto Arte no Dique, foi lançado na tarde de ontem, no Paço Municipal de Cubatão

20 JAN 2013 • POR • 15h24

Voltado para a capacitação de mulheres, o programa promoverá dois cursos, um de educação ambiental com foco em moda e design e outro, de empreendedorismo. O programa, que conta com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, que cedeu a Fábrica da Comunidade para a realização dos cursos foi lançado pela responsável técnica da ONG Andes Brasil, Valéria Valadão.

A OnG é a empresa gestora do Ecodique. O programa tem como parceiros ainda a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a empresa Anglo American.

“O objetivo do Ecodique é a geração de emprego e renda relacionada a questão ambiental e cultural”, afirmou o presidente do Instituto Arte no Dique, José Virgílio, o primeiro a falar sobre o programa, que é uma das vertentes do Arte no Dique, com ações realizadas na cidade de Cubatão. O Instituto Arte no Dique tem sede em Santos.

A responsável técnica do Ecodique falou sobre os resultados do primeiro módulo do programa realizado no segundo semestre de 2008, que capacitou uma turma de 33 mulheres, que moram nos bairros Cota, Vila Esperança, Vila Fabril e Vila Natal. Na oportunidade, Valéria mostrou produtos fabricados no curso de moda e design e educação ambiental: sacolas biodegradáveis estampadas e uma camiseta confeccionada com malhapet (cuja matéria prima são garrafas plásticas pet”.

Já o curso de empreendedorismo visa capacitar as alunas para o mercado de trabalho, explorando conceitos como perfil do empreendedor e a criação de um negócio.

As aulas serão realizadas até o mês de dezembro, na Fábrica da Comunidade, na Avenida Nove de Abril, 1.775, em Cubatão. A prefeita Márcia Rosa foi representada pelo chefe de gabinete, Gerson Roso, porque tinha um compromisso na Capital.

Participaram ainda do lançamento do segundo módulo do programa, o deputado estadual Fausto Figueira, a secretária de Assistência Social de Cubatão, Erenita Barbosa, e o gerente de Desenvolvimento Sustentável e Qualidade da Anglo American, Dany Shauer, que ressaltou a relevância das parcerias entre iniciativa privada e poder público para alavancar projetos sociais.