Manifestantes fazem ato em São Paulo contra prisão de ativistas

Eles assistem a uma mesa de discussão entre jornalistas, escritores e professores que ocorre na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo

1 JUL 2014 • POR • 20h41

O segundo ato contra as prisões do estudante Fábio Hideki e do professor Rafael Lusvarghi reúne centenas de militantes de diversos grupos ativistas. Eles assistem a uma mesa de discussão entre jornalistas, escritores e professores que ocorre na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo. Também participam do ato membros do Sindicato dos Metroviários. Por volta das 20h20 desta terça-feira, dia 1º, a polícia disparou bombas de gás lacrimogêneo na praça após princípio de tumulto com um manifestante que foi revistado.

Os manifestantes informaram no microfone que, durante a atividade, dois advogados ativistas foram detidos e encaminhados ao 4º DP. Eles estariam observando o trabalho da PM no local quando houve um tumulto. A polícia cerca neste momento a Praça Roosevelt com a Tropa de Choque, a Cavalaria e a Força Tática. Há forte presença policial. Os agentes fizeram revista em alguns dos presentes no início do ato.

Leia Também

Dilma chama brasileiros a se unirem na torcida pela seleção

Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões nesta quarta-feira

Publicada MP que reestrutura a carreira e concede aumento à Polícia Federal

STJ encerra semestre com 172.635 processos julgados

Petrobras anuncia produção recorde do pré-sal de 520 mil barris por dia

Entre os participantes da mesa de discussão estão os professores Pablo Ortelado, Esther Solano, Jorge Souto Maior e Maria Rita Kehl. Eles discursam aos manifestantes desde as 19h. O professor de filosofia Edson Teles, da Unifesp, critica a forte presença policial no ato. "Estamos em uma democracia autoritária, que não quer ouvir as ruas", afirmou Teles. "Pela libertação imediata de Fábio e outros presos políticos no Brasil", completou.