Pais de alunos querem segurança na porta da escola João Ramalho

Na última sexta-feira, um aluno, de 8 anos, foi atropelamento na Avenida Nossa Senhora da Lapa, quando saía do colégio

20 JAN 2013 • POR • 11h34

Um acidente em frente à Escola Municipal João Ramalho, no bairro Vila Nova, em Cubatão, por pouco não acabou em tragédia. Um aluno, de 8 anos de idade, foi atropelado, na sexta-feira, às 18 horas, quando atravessava a Avenida Nossa Senhora da Lapa, com a sua avó. Jonathan sofreu apenas ferimentos leves. A via é um dos principais acessos à Avenida Nove de Abril e tem fluxo intenso de automóveis e ônibus.

O acidente, segundo o presidente da Sociedade de Melhoramentos da Vila São José, José Nilton dos Santos, o Capivara, é resultado da falta de sinalização e segurança no trecho da avenida em frente à escola.

Em frente ao portão da unidade de ensino a única sinalização de solo na Avenida Nossa Senhora da Lapa é a palavra “escola”. Não há faixa de pedestres e nem redutores de velocidade no local. Nossa reportagem esteve no local às 12h50 de ontem, horário de saída e entrada dos alunos, e observou que, mesmo com a indicação de “escola”, motoristas que passavam pela via não reduziam a velocidade.

“Na sexta-feira foi a mão de Deus. Só por isso o que aconteceu com o meu neto não foi fatal”, disse avó de Jonathan, Maria do Carmo Menezes, que chegou a passar mal na hora do acidente.

Maria do Carmo conta que estava atravessando a rua com Jonathan, quando ele soltou de sua mão e correu sendo atropelado por um carro. Com o impacto, Jonathan caiu no chão e sofreu escoriações leves. As rodas do veículo, devido ao freio brusco, ainda estão marcadas no asfalto.

Capivara e dona Maria do Carmo afirmaram que não há agentes de trânsito no local para garantir a travessia segura dos alunos da escola. Ontem, nossa reportagem constatou a presença de dois agentes da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) na avenida, mas segundo moradores locais, geralmente não há agentes destacados para a região da escola.

José Nilton afirmou também que um ofício já foi enviado à CMT, por meio do vereador Geraldo Guedes, solicitando sinalização e até lombadas no local.

CMT-Cubatão

Em nota, “a Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT-Cubatão) informa que a equipe de Engenharia da Autarquia já está estudando formas de melhorar a sinalização, tanto de solo como de placas, da Avenida Nossa Senhora da Lapa, no trecho em frente à Unidade Municipal de Ensino João Ramalho, na Vila Nova.

No cruzamento da via citada com a Avenida 9 de Abril (cerca de 50 metros da saída da escola) há um semáforo com fiscalização eletrônica por radar por avanço de sinal. A CMT também está destacando uma equipe de agentes de trânsito para coordenar o trânsito naquele local”.