Outono/Inverno é época ideal para clarear manchas

Mas atenção, nada de usar limão com açúcar, aveia com fubá e outras misturas que a cultura popular diz ter eficácia para clarear manchas

25 JUN 2014 • POR • 15h10

Você sofre com manchas escuras na virilha e nas axilas? Então aproveite! Os dias frios estão chegando e eles são os mais indicados para realizar tratamentos para clarear essas regiões. Mas cuidado para quem pretende apelar para receitas caseiras, elas podem piorar o problema. Nada de usar limão com açúcar, aveia com fubá e outras misturas que a cultura popular diz ter eficácia para clarear manchas.

“O limão, por exemplo, é ácido e pode queimar e provocar graves lesões na pele. O ideal é procurar mesmo um especialista”, explicou Dra. Bianca Garcia, que também explica o que causa o escurecimento nestas regiões. “Alergias, irritações, depilação com lâmina, assaduras e também o uso de roupas apertadas – em função do atrito com a pele – podem escurecer a pele. Essas manchas também tendem a ser mais escuras na pele morena”, continuou a especialista. 

Leia Também

Lavar os cabelos com água muito quente faz mal

Teste da linguinha será obrigatório para recém-nascidos

Endometriose pode reduzir a fertilidade feminina

Dia Nacional do Diabetes alerta sobre controle da doença

Ministério diz que vírus achado em Campinas não ameaça controle da pólio no país

As sessões de clareamento devem ser feitas no período do Outono/Inverno em função do clima propício mesmo, no qual as pessoas usam mais roupas e ficam menos expostas aos raios solares, o que impediria o tratamento. O número de sessões depende do grau de hiperpigmentação de cada pele.

Prevenção

Mas como diz o velho ditado, prevenir é melhor que remediar. “Evitar o uso de cremes ou desodorantes com álcool, hidratar a pele, não se depilar com lâmina e não utilizar roupas muito justas com frequência ajudam a prevenir o problema”, explicou a Dra. Bianca, que também reforça a importância de usar protetor solar, mesmo nos dias mais frios.