Obama discute Iraque com grupo de segurança

Funcionários da Casa Branca disseram na quarta-feira que Obama descartou o envio de tropas norte-americanas para combate no Iraque

19 JUN 2014 • POR • 12h55

O presidente Barack Obama está reunido com seu grupo de segurança nacional nesta quinta-feira e pretende fazer um comunicado sobre a situação no Iraque logo após o encontro, informou a Casa Branca.

Obama tem tentado encontrar uma resposta para o avanço do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) no Iraque. O grupo extremista sunita capturou cidades do norte iraquiano nas últimas semanas e disputa o controle da maior refinaria de petróleo do país.

Leia Também

Parlamento espanhol aprova abdicação do rei Juan Carlos

JK Rowling faz doação contra independência da Escócia

Novo presidente do Egito faz discurso de posse

Hillary decidirá sobre candidatura no "momento certo"

El-Sisi toma posse como presidente do Egito

Funcionários da Casa Branca disseram na quarta-feira que Obama descartou o envio de tropas norte-americanas para combate no Iraque, mas que todas as demais opções estão sobre a mesa.

Obama deve fazer um comunicado sobre a situação do Iraque às 13h00 (horário de Nova York, 14h00 em Brasília), informou a Casa Branca.

O governo sinalizou que quer um novo governo no Iraque, sem o primeiro-ministro Nouri al-Maliki, já que está cada vez mais convencido de que o líder xiita é incapaz de apaziguar a minoria sunita. Além disso, um crescente número de congressistas norte-americanos e aliados árabes pressionam para que a Casa Branca retire seu apoio a Maliki.