Alunos da rede pública participam do concurso de redação “Era uma vez na Europa”

Essa foi a primeira etapa, que irá selecionar 12 alunos que vão fazer um intercâmbio em Valência, na Espanha

13 JUN 2014 • POR • 11h45

No último sábado (7), mais de 5 mil alunos do 9° ano da rede pública de ensino de Guarujá participaram da primeira etapa do projeto “Era Uma Vez....Europa”, com o concurso de redação. A realização é da Indústria Cutrale, por meio da Lei Roaunet, com o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo deste projeto é incentivar o interesse de jovens pela cultura e pela literatura. A primeira fase, que consistiu em um concurso de redação realizado nas escolas municipais 1° de Maio (Avenida Adriano Dias dos Santos, 611 – Jardim Boa Esperança) e Professora Dirce Valério Gracia (Avenida Dom Pedro I, 340 – Jardim Tejereba), das 9 horas às 11h30.

O concurso selecionará 100 redações, que serão publicadas no livro “Era uma vez... Europa”, com distribuição em escolas e bibliotecas do Brasil e da Europa, sendo 65 delas pertencentes aos jovens de Guarujá, e as demais da outra cidade participante: Novo Horizonte, no interior de São Paulo.

O tema da redação proposto na hora da prova, foi a “Vinda da Família Real ao Brasil”, em 1808. Como preparação, os alunos tiveram aulas de leitura, produção de textos, interpretação e pesquisa. Para a coordenadora do Ensino Fundamental II, da Seduc, Margarete Fernandes, os alunos de Guarujá estão bem preparados. “Eles vão colocar em prática tudo o que foi ensinado pelos professores, que estiveram focados nas quatro formações”.

A Escola Benedita Blac, do Perequê, levou 40 alunos para participar do concurso, na Escola Dirce Valério. “As crianças estão bem empolgadas; elas foram preparadas com o desenvolvimento de atividades em classe e trabalhos”, explicou a orientadora pedagógica da escola, professora Maria Simone dos Santos.

Já a professora de Língua Portuguesa da unidade, Patrícia Maria de Oliveira, participou dos quatro encontros preparatórios para os educadores, realizados ao longo dos últimos quatro anos, na Unaerp. “Creio que nossos alunos desenvolveram bem o tema, que abordou a herança que a colonização e a vinda da família real trouxeram ao Brasil”, disse.

Entre os estudantes, o sentimento em relação ao desempenho na redação foi variável. A estudante Yasmin Santos Ribeiro, de 13 anos, estava reticente quanto ao seu desempenho: “Foi difícil. Deu um branco na hora, sinceramente acho que não fui muito bem”. Já o estudante Nicolas Castilho, de 14 anos, estava animado. “Não sabia do tema, mas já conhecia o assunto e consegui fazer um bom desenvolvimento sobre o assunto em minha redação”, comentou.

A relação com os 100 alunos que terão seus textos escolhidos será divulgada no dia 26 de junho, no site oficial do projeto, no endereço: www.eraumavezeuropa.com.br. Os selecionados participarão do Campus Capoeira, em Novo Horizonte, onde ficarão seis dias participando de atividades culturais e de recreação, além de conviver com valores históricos do País.

No Campus Capoeira acontecerá também a segunda etapa do projeto, que selecionará 20 alunos, sendo 12 de Guarujá, para participar do intercâmbio para Valência, na Espanha, a última etapa.