Clotilde Paul lança livro sobre Padre Bartholomeu de Gusmão

Clotilde Paul lançará na próxima sexta-feira o livro ‘Bartholomeu Lourenço de Gusmão: um gênio além de seu tempo’

19 JAN 2013 • POR • 19h30

A professora e historiadora da Universidade Católica de Santos, Clotilde Paul, lançará na próxima sexta-feira, o livro ‘Bartholomeu Lourenço de Gusmão: um gênio além de seu tempo’. O lançamento do livro será na Pinacoteca Benedicto Calixto (av. Bartolomeu de Gusmão, 15, no Boqueirão, em Santos), a partir das 19h30.

O livro que tem prefácio da deputada estadual e professora Maria Lúcia Prandi conta a história do padre santista que também era inventor. “Bartholomeu de Gusmão era um religioso que valorizava a ciência, enveredou por este caminho”, afirmou a autora do livro.

Entre os inúmeros inventos do padre está a criação da bomba hidráulica e balões, pelos quais ficou conhecido como “Padre Voador”. A mercê da Inquisição católica, Bartholomeu de Gusmão provou que era possível “voar”.

Nascido no final do século 17, em Santos, Bartholomeu Lourenço de Gusmão foi batizado no dia 19 de dezembro de 1685 e morreu na cidade de Toledo, na Espanha, em 18 de novembro de 1724.

A deputada Maria Lúcia Prandi foi aluna da professora Clotilde Paul e após ser convidada para escrever o prefácio do livro decidiu patrocinar a edição, a cargo da Editora Leopoldium, da Unisantos.

Os livros não serão vendidos, serão distribuídos para escolas e bibliotecas de Santos. Curiosamente, a pinacoteca, local em que será lançado o livro sobre Padre Bartholomeu de Gusmão, está situada na avenida que leva seu nome. A avenida Bartholomeu de Gusmão compreende o trecho da avenida da praia que vai do bairro Boqueirão até parte da Ponta da Praia.