Guarujá será representado por cinco atletas

Dois nadadores e três jogadores de dominó da Cidade embarcaram nesta quarta-feira, (4) para Presidente Prudente

6 JUN 2014 • POR • 12h37

Os Jogos Abertos do Idoso (JAI), maior competição do Estado voltada à terceira idade, terão a participação de cinco atletas guarujaenses. O torneio, que começou nesta quinta-feira (5), prossegue até domingo (8). A abertura oficial do evento acontece nesta sexta-feira (6), às 21 horas, no Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi, em Presidente Prudente. Ao todo, 239 cidades garantiram participação no JAI 2014.

Na tarde da última quarta-feira (4), a delegação guarujaense embarcou para a cidade do interior paulista com dois nadadores e três jogadores de dominó. Os atletas do Município conseguiram vaga para o JAI após terem conquistado primeiro e segundo lugar na 18ª edição dos Jogos Regionais do Idoso. Guarujá, que nunca ficou de fora de uma edição do evento, este ano, levou 88 atletas para o torneio realizado em Osasco.

Nos Jogos Regionais, Guarujá foi o décimo quarto na pontuação geral de sua região, que contou com 37 municípios. Além dos classificados, obtiveram destaque a dança de salão, quarta colocada no grupo I, mesma colocação do vôlei feminino. O masculino conseguiu a terceira posição.

Para o chefe da delegação guarujaense, Silvio Luiz Cardoso, os atletas se preparam forte para os jogos, que são uma ótima oportunidade para os participantes se confraternizarem. “Eles passam o ano todo se preparando para a parte esportiva. Além disso, há a integração com outras cidades e a parte cultural também”.

Já a coordenadora das modalidades esportivas da terceira idade de Guarujá, Erenilsa Sanches, a Usa, destaca a importância da prática esportiva para os idosos. “Melhora da autoestima, a qualidade de vida e a sociabilidade”.

Uma das atletas que embarcou com a delegação guarujaense foi Elvira Rita Valente de Almeida, medalha de ouro nos 50 metros livres de natação no Jogos Regionais nos, na categoria de 65 a 69 anos feminina. A professora de educação artística da rede estadual, já aposentada, conta que, durante toda sua vida, sempre nadou. “Parei de competir com 15 anos e voltei com 63. Mas nunca parei de nadar”. A edição de 2014 foi a terceira vez de Elvira nos Jogos Regionais. Em 2012, ela também se classificou para o JAI. “Como eu moro no Guarujá há 15 anos, vesti a camisa da cidade e sempre vou para competições”.

Com 67 anos de idade, Elvira treina todos os dias no Clube Vila Souza, e destaca a importância do esporte para a saúde. “Faz bem para o corpo e a mente. Nado, em primeiro lugar, pela saúde, e também para servir de exemplo para quem fica em casa assistindo TV”, brinca.

Também na natação, Francisco de Paulo Oliveira, de 63 anos, foi o segundo colocado na categoria masculina entre 60 e 64 anos. Oliveira, que também competiu no atletismo, conta que esta foi sua primeira vez no Jori. “Eu não sabia do nível dos competidores, então a boa colocação foi uma surpresa”, conta. O guarda municipal gostou da experiência e pretende repetir a dose no ano que vem. “Pretendo participar das próximas edições. Estarei mais preparado também”.

Além da natação, Guarujá também está representado no dominó. Antônio Martins, de 71 anos, é o responsável pelo grupo que pratica o esporte no Centro de Atividade Educacional e Comunitário (CAEC) João Paulo II, localizado no Pae Cará.

Martins, Raimundo Alves da Silva, de 71 anos, e William Francisco Passos, de 64 anos, formam o trio de Guarujá que conseguiu a segunda colocação nos Jogos Regionais, superando a primeira participação da equipe na competição. “No ano passado éramos marinheiros de primeira viagem e não arrumamos nada. Neste ano, a medalha de prata já é algo para se comemorar”, disse o atleta.

A delegação de Guarujá conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e do Fundo Social de Solidariedade. Já os Jogos Abertos do Idoso são organizados e realizados pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado, além da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social, da Secretaria do Estado de Educação e da Secretaria do Estado de Saúde.