Sesurb vai mapear ‘sujeira’ de Praia Grande

Ideia é identificar pontos críticos usados para descarte irregular de lixo e entulho.

18 JAN 2013 • POR • 17h06

A reclamação dos moradores sobre o acúmulo de lixo nas ruas e terrenos da Cidade é uma das principais preocupações do prefeito Alberto Mourão. Por isso, o tema foi amplamente abordado em uma reunião com chefes de setores da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), na quinta-feira (17), na sede da pasta, no Bairro Boqueirão. As obras executadas por concessionárias também foram discutidas.

O serviço da Sesurb está diretamente ligado à limpeza da Cidade, desde a areia das praias até o descarte irregular nos terrenos e calçadas. É por meio da secretaria que são executadas as manutenções destes espaços. Por isso, o prefeito pediu atenção aos funcionários da Secretaria. “Quero mapear as áreas sujas do Município para saber onde as ações precisam ser mais enérgicas e urgentes”, disse.

Nas praias, Mourão disse que vai procurar tecnologias para facilitar a limpeza da areia e calçadões, para que o serviço possa ser efetuado de maneira mais rápida e prática. Uma das soluções seria o uso de equipamento específico para peneirar a areia e remover pequenas sujeiras como canudos, palitos de sorvete e bitucas de cigarro. “Também quero contar com o apoio dos ambulantes que atuam na praia. Eles são imprescindíveis para divulgar propostas de redução do lixo na orla junto aos banhistas”, destacou.

Os transtornos gerados pelas obras efetuadas por empresas terceirizadas de manutenção de redes de esgoto e elétrica foi outro tema abordado. O prefeito disse que vai recorrer, se preciso, junto à Justiça para obrigar as empresas a realizarem um trabalho de qualidade para que a Administração não precise refazer o serviço posteriormente. “O cidadão de Praia Grande não pode mais sofrer com buracos deixados nas ruas pelos péssimos serviços destas concessionárias. Também não podemos deixar que o serviço seja efetuado de qualquer jeito”, ressaltou.

Interação 

“Muitas vezes o problema do cidadão praiagrandense não está ligado a uma secretaria específica, mas sim ao serviço de duas ou mais pastas”. A frase do prefeito trata de uma questão burocrática que interfere na vida do morador.

Em busca de melhorar o atendimento aos moradores, Mourão sugeriu que a Sesurb possa atuar em parceria com outras secretarias, como por exemplo a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), na questão do descarte de matérias recicláveis, por meio de pontos de coleta, como o Eco Ponto instalado no bairro Aviação. Ou em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sesap), aproveitando o trabalho dos agentes de saúde para levar informações diretamente aos moradores sobre a coleta de materiais inservíveis.

Sugestões

Em meio aos assuntos tratados durante o encontro, o prefeito lembrou que a Administração quer ouvir sugestões de funcionários. “Muitas vezes o servidor tem uma solução simples para otimizar o trabalho diário. Precisamos aproveitar todas as ideias que resultem no melhor atendimento à população”, destacou.