Ministério da Saúde regulamenta Lei Antifumo no País

O objetivo da medida, segundo o governo, é proteger a população do fumo passivo e contribuir para a diminuição do tabagismo entre os brasileiros

31 MAI 2014 • POR • 14h24

O Ministério da Saúde anunciou a regulamentação da Lei Antifumo, que proíbe o consumo de cigarros em locais fechados em todo o País e veta qualquer propaganda comercial do produto. O objetivo da medida, segundo o governo, é proteger a população do fumo passivo e contribuir para a diminuição do tabagismo entre os brasileiros.

As novas regras proíbem o uso de cigarros, cigarrilha, charutos, cachimbos e outros produtos do gênero em locais de uso coletivo - público ou privado. Isso incluiu hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes. Estão vetados inclusive os narguilés. Segundo o governo, fica vetado o uso em ambientes parcialmente fechados por uma parede, teto e até mesmo toldo.

Leia Também

Quase 90% dos brasileiros fumantes lamentam ter consumido primeiro cigarro

Anvisa suspende distribuição e venda do antigripal Resfenol

Anvisa suspende venda de medicamento para controle de diabetes

Pesquisa da USP mostra circulação dos quatro vírus da dengue no estado

Excesso de peso afeta 2,1 bilhões em todo o mundo

O tabagismo é responsável, segundo o Ministério da Saúde, por 200 mil mortes por ano no Brasil. "Ele é considerado o maior responsável por mortes relacionadas a doenças crônicas no mundo e no Brasil", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

O decreto será publicado no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (2), segundo o Ministério da Saúde, e entrará em vigor 180 dias depois. A divulgação ocorreu na manhã deste sábado (31), segundo o Ministério da Saúde, em homenagem ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado nesta data.