Governo decide revisão de benefícios a aposentados e pensionistas esta semana

Reposição das perdas pode recuperar poder de compra e desfazer a defasagem que chega a 60% nos últimos 10 anos; Câmara dos Deputados aguarda decisão para colocar projeto em votação

25 MAI 2014 • POR • 01h41

Aposentados e pensionistas vão se mobilizar em Brasília, a partir de terça-feira, dia 27, para aguardar a resposta do Governo sobre o pagamento das perdas nas aposentadorias. Estudo sobre o impacto deste reajuste nas contas públicas está sendo feito pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.

A esperança em obter a reposição das perdas em seus benefícios para recuperar o poder de compra e desfazer a defasagem, que chega a 60%, nos últimos 10 anos, foi dada pelo Governo Federal, na última semana, tendo como porta-voz o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Ele atendeu a reivindicação da Confederação Brasileira de Aposentados (Cobap), e se reuniu com autoridades políticas e governistas para discutir a possibilidade de colocar em votação em caráter de urgência o projeto de lei 4434/08.

Leia Também

Estiva ameaça parar portos durante a Copa

Trabalho de motoboy pode ser atividade perigosa

Quase 2 milhões de trabalhadores ainda não foram sacar o PIS

Sistemas de atendimento do INSS estarão fora do ar de 30 de maio a 1º de junho

Fundo do FGTS rendeu 8,2% em 2013

A comitiva foi liderada pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que serviu como interlocutor dos fatos, fornecendo todos os detalhes sobre o projeto de lei.

Segundo informações do parlamentar, o presidente Henrique Alves pediu que o Ministério da Previdência Social efetuasse um estudo sério sobre o provável impacto que a aprovação do PL 4434 geraria nas contas públicas, com uma resposta em até sete dias, para que o caso possa ser pautado para julgamento no Congresso Nacional .

Caso seja votado e aprovado, mais de oito milhões de aposentados e pensionistas brasileiros, que ganham acima do piso nacional, teriam seus benefícios corrigidos durante os próximos cinco anos, recuperando assim seu poder de compra.


Verba existe

O presidente da Cobap, Warley Martins Gonçalles, disse que categoria está mobilizada em Brasília à espera da resposta do Governo. E diz que a entidade fez estudos, entregues ao Governo, de que existe verba, na Seguridade Social, num total de R$ 121 bilhões, que pode ser uisada para pagar a correção.

“O Projeto 4434/08 visa fazer justiça aos trabalhadores aposentados que contribuíram em toda a sua vida laboral com o desenvolvimento econômico e social do país. Ele trata especificamente da recuperação do poder aquisitivo dos aposentados e pensionistas do INSS”, diz o sindicalista

O governo federal sempre alegou falta de recursos para promover qualquer tipo de recuperação das perdas salariais dos aposentados e pensionistas do INSS. Entretanto, sempre houve recursos sobrando no Orçamento da Seguridade Socialm, e nós estamos provando isso, com documenrtos”.