BO com número de série de celular facilitará identificação de aparelhos roubados

Todos os boletins de ocorrência deverão incluir os números do IMEI, que é um número único de identificação de aparelhos, independente de operadoras ou país de utilização

24 MAI 2014 • POR • 00h20

O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, determinou que o número de série de celulares seja incluído nos registros de furtos, roubos e perdas desses aparelhos.

“A medida facilitará o bloqueio dos celulares, para que não possam ser usados por receptadores. Para isso, o sistema RDO já foi adaptado”, disse. Com isso, os proprietários de aparelhos recuperados poderão ser mais facilmente identificados.

Leia Também

Dilma confirma presença no estádio em três jogos da Copa do Mundo

Brasil atinge meta da ONU em redução de mortalidade infantil

Ministério Público apura fraude de R$ 2 bi em contratos de rodovias em São Paulo

Enem supera expectativa do Inep e ultrapassa os 8,2 milhões de inscritos

São Paulo registra o maior trânsito de sua história, com 344 km de vias paradas

Com isso, todos os boletins de ocorrência desses casos passarão a incluir os números de IMEI (International Mobile Equipment Identity) de celulares, que é um número único de identificação de aparelhos, independente de operadoras ou país de utilização.

A resolução do secretário também determina que os policiais civis orientem as vítimas a comunicar o número de IMEI para que a sua operadora de celular, para que o número seja bloqueado. Isso impossibilita o uso do celular. Esse número consta na documentação entregue na compra dos aparelhos, como a nota fiscal.

Para isso, o sistema de Registro Digital de Ocorrências (RDO) foi adaptado para que esse número de série possa ser incluído na elaboração do boletim de ocorrência.

A medida permitirá consultas de celulares roubados, furtados ou perdidos sempre que houver uma apreensão de aparelhos e intimar a vítima para fazer o reconhecimento do autor. O objetivo da medida é contribuir no combate aos crimes de roubo, furto e receptação de celulares.