Dilma sobe de 37% para 40% em nova pesquisa Ibope

Os principais pré-candidatos cresceram na pesquisa com a diminuição de votos brancos, nulos e indecisos. Na pesquisa de abril, brancos e nulos somavam 24% e eleitores indecisos, 13%

22 MAI 2014 • POR • 13h13

Pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira, 22, mostra a presidente Dilma Rousseff com retomada do patamar de intenções de voto que tinha março após ter caído para 37% em abril. A presidente Dilma Rousseff (PT) subiu de 37% em abril para 40%. Os demais candidatos somam 37%. Aécio Neves (PSDB) aparece com 20% das intenções, Eduardo Campos (PSB), com 11%, pastor Everaldo (PSC), com 3%, José Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada e outros, juntos, somam 1%

No levantamento anterior, Aécio Neves tinha 14% e Campos, 11% das intenções de voto pelo Ibope mostra que, no cenário mais provável para as eleições de outubro, que considera as candidaturas de partidos nanicos, o segundo turno ainda é uma dúvida.

Leia Também

PTB oficializa apoio à reeleição de Dilma

Lei torna 'hediondo' crime de exploração sexual

Barbosa autoriza transferência de Marcos Valério para Minas Gerais

STF derruba regra que limitava poder do MP para investigar crimes eleitorais

Definir vice é última etapa das negociações, diz Alckmin

Os principais pré-candidatos cresceram na pesquisa com a diminuição de votos brancos, nulos e indecisos. Na pesquisa de abril, brancos e nulos somavam 24% e eleitores indecisos, 13%. No levantamento divulgado hoje, brancos e nulos somam 14% e indecisos, 10%.

O levantamento foi feito entre 15 e 19 de maio com 2.002 pessoas em 140 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no dia 17 de maio sob o protocolo BR-00120/2014.

Cenários alternativos

No cenário em que apenas os nomes de Dilma, Aécio e Campos são considerados, a presidente aparece com 39%, Aécio, com 17% e Campos, com 11%. Brancos e nulos somam 21% e 11% não souberam ou não responderam.

No cenário em que o nome de Lula substitui o de Dilma contra Aécio e Campos, o ex-presidente aparece com 46% das intenções de voto. Aécio soma 16% e Campos, 9%. Neste cenário, brancos e nulos somam 20% e indecisos, 9%.

Segundo turno

Num possível segundo turno contra Aécio, a presidente Dilma somaria 43% das intenções de voto contra 24% do tucano, com diferença de 19 pontos porcentuais. No levantamento de abril, a distância era de 21 pontos porcentuais.

Quando o pessebista Eduardo Campos enfrenta a petista, Dilma tem 42% contra 22% do adversário, uma diferença de 20 pontos porcentuais. Na pesquisa divulgada em abril, a distância era de 27 pontos.

Em cenário alternativo para o segundo turno, considerando o Lula como candidato, o ex-presidente ganha com 49% de Aécio (20%). Contra Campos, o petista tem 50% contra 16%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, Dilma aparece com 22% das intenções de voto, Aécio com 8%, Lula com 6% e Eduardo Campos, com 4%. Brancos e nulos somam 18% e 37% dos entrevistados não souberam dizer ou não responderam à questão.

Taxa de rejeição

A pesquisa Ibope mostra que 43% dos entrevistados não votariam de jeito nenhum na presidente Dilma. Em abril, o porcentual era de 40%. A taxa de rejeição a Aécio oscilou de 39% em abril para 37% em maio. Já a de Campos caiu de 39% para 34%.

Interesse pelas eleições

O Ibope também perguntou sobre o nível de interesse dos eleitores pelo pleito de outubro: 14% dos entrevistados se declararam muito interessados nas eleições; 27% dizem ter interesse médio; 29% afirmaram ter pouco interesse e 28% manifestaram nenhum interesse nas eleições de outubro.