Com 'volume morto', nível do Cantareira chega a 26,7%

Segundo a companhia, o volume morto acrescenta 18,5 ponto porcentual ao volume útil - o equivalente a 400 milhões de metros cúbicos de água armazenados abaixo das comportas do Cantareira

16 MAI 2014 • POR • 15h09

 Ao contabilizar a partir desta sexta-feira, 16, a água do "volume morto", a Sabesp elevou de 8,2% para 26,7% o nível do Sistema Cantareira, conjunto de reservatórios usado para abastecer 8 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo. Segundo a companhia, o volume morto acrescenta 18,5 ponto porcentual ao volume útil - o equivalente a 400 milhões de metros cúbicos de água armazenados abaixo das comportas do Cantareira.

A captação foi inaugurada nesta quinta-feira, 15, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), em Joanópolis, no interior paulista, na tentativa de evitar o desabastecimento do Sistema Cantareira. A partir de domingo, cerca de 7,3 milhões de moradores da Grande São Paulo que ainda são abastecidos pelo Sistema Cantareira já começam a receber água do "volume morto" do manancial.

Leia Também

Ministério divulga lista das escolas contempladas com 48 mil ingressos da Copa

Arsesp detalha multa para elevação do consumo de água

Alimentação puxou alta menor do IPC-S em maio

Volume morto garante água até outubro, diz Sabesp

Produção de petróleo no pré-sal bate novo recorde

 Ao contabilizar a partir desta sexta-feira, 16, a água do

Os técnicos do governo paulista, no entanto, não sabem quanto tempo os 182 bilhões de litros adicionais devem durar. Segundo estimativa feita pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o próximo período chuvoso só deve registrar pluviometria dentro da média em dezembro.