Exposição em Santos mostra o lixo que vira arte

Evento também homenageia Ayrton Senna. Artista plástico cria réplicas de carros e capacete do piloto, morto há 20 anos

14 MAI 2014 • POR • 16h38

O artista plástico César Santos exibirá seu trabalho ao público na exposição “Recicl’Arte – Lixo transformado em Arte”, que reúne peças feitas a partir de material reciclado. A exposição será inaugurada na sexta-feira (16), a partir das 18 horas, no CCBEU, em Santos, como parte da programação cultural da escola.

O destaque da exposição é uma homenagem ao aniversário dos 20 anos da morte de Ayrton Senna. Entre as réplicas exibidas estão os carros da Lotus e da McLaren, guiados pelo piloto na Fórmula 1, kart, capacete e pódio, que foram produzidas pelo artista especialmente para o evento.

Leia Também

18º Cultura Inglesa Festival invade a cidade de Santos e leva música e teatro para a Baixada

A mostra também reúne outras peças que compõem o acervo. Transportes marítimos, terrestres e aéreos são especialidades do artista, que também vai expor dinossauros, itens históricos e diversas peças feitas com todo tipo de material retirado do lixo.

Nascido em Guarujá, César Santos passou a profissionalizar seu hobby há mais de três anos. Ele começou a confeccionar os objetos durante a infância, quando criava seus próprios brinquedos. Hoje, trabalha como segurança patrimonial, dedicando seu tempo livre às criações. Utiliza a arte para levar a questão da responsabilidade social e da conscientização ambiental para pessoas de todas as idades.

Além de ajudar as crianças da creche Albert Sabin, em Guarujá, César destaca a importância da reciclagem. “Com minha arte, posso incentivar e conscientizar estudantes, pais e amigos a reciclarem estes materiais e fazerem o mesmo”, afirma o artista. Segundo ele, aplicando os três Rs - reduzir, reutilizar e reciclar -, daremos um passo importante para que o planeta seja um lugar melhor.