‘Carnabonde 2013’ revive a Banda Mole

Evento ocorre no dia 2 de fevereiro, a partir das 15h, na Praça Mauá, Centro Histórico de Santos.

17 JAN 2013 • POR • 12h37

A Praça Mauá, no Centro Histórico, será palco para o resgate dos memoráveis desfiles da famosa Banda Mole, dentro do ‘Carnabonde 2013’. O evento ocorre no dia 2 de fevereiro (sábado), a partir das 15h.

Tradicional na Cidade, o Carnabonde é um grande baile a céu aberto. Na festa, o Bonde Turístico é transformado em trio elétrico e decorado de forma a representar o bloco homenageado, com atores caracterizados de antigos foliões, seguindo o percurso pelas ruas do Centro.

O objetivo é resgatar a tradição dos blocos e bandas, das batalhas de confete e das fantasias, em evento voltado às crianças e à família. A folia marca ainda a entrega oficial da chave do Município, feita pelo prefeito ao Rei Momo, e a cerimônia em que antigos foliões da Banda Mole serão homenageados. O repertório dos grupos musicais é todo voltado às marchinhas carnavalescas.

Camisetas

Para obter a camiseta personalizada do ‘Carnabonde 2013’, os interessados devem comparecer nos dias 31 de janeiro ou 1º de fevereiro, das 9h às 17h, no Fundo Social de Solidariedade (FSS). Ela será trocada por duas latas ou dois pacotes de achocolatado de 400g. O endereço do FSS é Av. Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada.

Banda Mole

“Quem é do remelexo. Quem é do bole-bole. Sai na Banda Mole”. Tendo este refrão como mote, criada em 1977 por membros da ‘Escuderia Mordedor’, a Banda Mole saía pelas ruas do Gonzaga no sábado de Carnaval. A concentração era sempre na rua Fernão Dias, ao lado do Parque Balneário.

Tinha como característica maior a irreverência e levava uma verdadeira multidão a seus desfiles, vestindo camisetas nas cores amarela e preta. Já desfilaram pela banda os músicos Jamelão, Aroldo Melodia e Carlinhos de Pilares, além da atriz Isadora Ribeiro e a modelo Valéria Valenssa (primeira Globeleza).

O último desfile da banda ocorreu em 1998.