Spots Embutidos, como e onde usa-los?

Há diversas opções e variações de spots embutidos. Indica-se sempre trabalhar com peças de qualidade alta, principalmente feitas em alumínio

8 MAI 2014 • POR • 15h30

Hoje podemos dizer, principalmente em apartamentos e casas mais novas, que a grande maioria possui quase 100% do imóvel com o forro em gesso, sendo ele acartonado ou comum.

Aproveitando esse tipo de estrutura, é sempre indicado se instalar spots embutidos nesse forro, por uma questão de beleza e praticidade. Há diversas opções, com preços que também variam muito, que podem ir desde R$13,90 até R$200,00 dependendo do acabamento, tamanho e qualidade das peças. As lâmpadas mais utilizadas, são as de foco ou facho, que geralmente podem ser instaladas em qualquer ambiente da casa. As mais comuns são as MR11 Mini-Dicróica, MR16 Dicróica, Par 20 ou Par 30, e as AR70 ou AR111, lembrando que todos os modelos halógenos já são substituíveis por LEDs. Resumindo são tamanhos mini, pequeno, médio e grande. Geralmente em salas de estar ou em living, são recomendados as peças médias, como as PAR 20 ou AR70, a PAR possui um grau de iluminação maior, e a AR com ângulos menores reproduz fachos interessantes, valorizando as paredes do projeto. As dicroicas MR16 são com certeza as mais vendidas, se encaixam em qualquer ambiente, pois apesar do tamanho pequeno, são suficientes para uma iluminação agradável, com um tamanho pequeno proporciona o melhor custo benefício. As mini-dicróicas MR11, são indicadas para pequenos espaços ou nichos. Já os tamanhos maiores, PAR 30 ou AR111 são geralmente utilizados em projetos comerciais. Isso não é regra, tudo varia e depende da idéia do projeto. Para iluminação de quartos, cozinhas e banheiros são indicados embutidos com luzes difusas, essas são aquelas que espalham iluminação, geralmente utilizam-se lâmpadas econômicas fluorescentes ou LED.

Leia Também

Novidades e tendências - Expolux 2014

Copa se aproximando, já colocou sua TV na parede?

Dando vida ao jardim

Iluminação para as escadas

Luminária de Mesa

Há diversas opções e variações de spots embutidos. Indica-se sempre trabalhar com peças de qualidade alta, principalmente feitas em alumínio, nossa região do litoral exige, por conta da agressão da maresia. Uma dica para quando se compra o spot, é verificar como será sua manutenção, verificar se o sistema dele é clicado ou com molas invertidas, onde você não necessita danificar o gesso para a retirada do mesmo. Verificar se a lâmpada que será utilizada, utilizará ou não reator.  Ver se há necessidade do spot ser orientável, para que você possa direcionar o facho de luz nos lugares desejados. Uma tendência nova são os embutidos “No Frame”, que são instalados e passam a impressão que não há bordas no spots, mas isso exige uma parceria do gesseiro e do instalador, pois para o acabamento dessas peças ficar melhor exige-se mais atenção. Há ainda opções em cristal que valorizam ainda mais as áreas nobres da casa.

Todos os modelos e as melhores marcas aliadas aos melhores preços estão disponíveis na Elétrica Sanchez e na Sanchez Light Store.