Ecovias realiza manutenção programada no trecho de serra da Via Anchieta

Serviços exigirão a interdição da pista sul entre o km 40 e o km 55 de terça a quinta-feira, das 5h às 17h. Estão previstos 15 dias de trabalho, de maio a junho

2 MAI 2014 • POR • 12h53

O trecho de serra da pista sul da Via Anchieta – que vai do km 40 ao km 55 – receberá uma manutenção completa nos meses de maio e junho. As intervenções incluem recuperação profunda de pavimento, recapeamento com asfalto borracha, manutenção e reparos em viadutos e túneis, limpeza e revitalização de sinalização, monitoramento de encostas e podas pesadas de árvores e vegetação. Os trabalhos serão realizados entre 6 de maio e 5 de junho, de terça a quinta-feira, das 5h às 17h.

Por questões de segurança, o trecho de serra, do km 40 ao km 55, ficará totalmente interditado durante a execução dos serviços.  Nesses períodos, o tráfego de caminhões e outros veículos pesados – que devem obrigatoriamente descer a serra pela Anchieta– será deslocado para a pista norte da via, que irá operar em sentido invertido no trecho de serra. A subida dos veículos na direção de São Paulo será feita somente pela rodovia dos Imigrantes. Ao todo, serão 15 dias de trabalho previstos: 6, 7, 8, 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de maio e 3, 4 e 5 de junho.

Leia Também

Defesa Civil interdita 200 casas na cidade de SP

Comitê quer reservar água em represas de SP no verão

Só Grande SP terá multa para maior consumo de água

Anchieta segue com lentidão na chegada a São Paulo

Caixa quer financiar R$ 155 bi em imóveis em 2014

“Por concentrar um alto volume de tráfego de caminhões no sentido litoral, a pista sul da Anchieta exige manutenções periódicas para garantir a segurança e o conforto dos usuários”, explica o coordenador de pavimentação da Ecovias, Naélson Cândido. “Pelo menos uma vez por ano, precisamos fechar a serra por alguns dias para executar intervenções mais complexas. Ao longo do ano, fazemos algumas intervenções mais pontuais. Normalmente, programamos dois dias de fechamento da serra – pista norte ou sul – por mês”, diz. 

Segundo o engenheiro, a interdição do trecho é uma medida fundamental para realizar a manutenção com maior agilidade e para garantir segurança dos usuários e dos profissionais envolvidos nos trabalhos.

O período para realização das obras foi escolhido de forma a minimizar os impactos no tráfego. “Escolhemos justamente o período entre os feriados do Dia do Trabalho e Corpus Christi, quando a demanda de tráfego deve ser menor. Também evitamos coincidir com as datas de realização da Copa do Mundo”, diz o coordenador de planejamento, Ronald Marangon. De acordo com ele, há ainda outro motivo para realização de obras nessa época do ano: as chances de chuva são reduzidas, o que agiliza a realização dos serviços.