UPA realiza mais de 65 mil atendimentos em 2012

Unidade beneficia população de cerca de 70 mil pessoas em Praia Grande.

16 JAN 2013 • POR • 23h45

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) "Doutor Charles Antunes Bechara”, no Bairro Samambaia, realizou de julho a novembro de 2012 65.259 atendimentos. O novo equipamento de saúde de Praia Grande beneficia mais de 70 mil pessoas na Região do Trevo, que abrange ainda os bairros Esmeralda, Ribeirópolis e Melvi.

Os serviços mais procurados por munícipes e também turistas durante o período foram nas áreas de clínica médica, seguida de pediatria e traumatologia. Os dados apontam média superior a 430 atendimentos diários na unidade.

Leia Também

Exposição gratuita Mare Nostrum segue até dia 31 em Praia Grande

Ferrari utilizada por Michael Schumacher está exposta em Praia Grande

Seduc realiza 7ª Regata de Aniversário de Praia Grande

Carnaval de Praia Grande terá dois dias de desfiles

Crianças do interior se encantam com o mar em Praia Grande

A UPA tem classificação Porte 3, projetada para cidades com 300 mil habitantes, conta com estrutura física e modernos aparelhos. O funcionamento ocorre 24 horas, todos os dias, atendendo urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Entre os serviços disponibilizados estão: raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

A inauguração ocorreu no dia 30 de junho do ano passado e os atendimentos à população tiveram início em 2 de julho. Desde o dia 25 de julho toda a demanda dos serviços prestados no Posto de Pronto Atendimento do Bairro Samambaia foram transferidos para a nova unidade.

A gestão da UPA está a cargo da Organização Social Fundação do ABC, que já administra o Hospital Municipal Irmã Dulce e várias outras instituições hospitalares, incluindo duas UPAs, no Estado. O serviço será avaliado mensalmente por uma comissão formada por membros da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e da organização. A prestação de contas das metas e resultados acontecerá anualmente, sendo submetida à aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado.

As obras para construção da unidade tiveram início em janeiro de 2011 e demandaram um investimento de aproximadamente R$ 4,6 milhões. A maior parte dos recursos investidos foram do próprio Município.

SAMU

O local fica estrategicamente à beira da rodovia, onde funciona também uma base avançada do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). O posto facilita o atendimento de eventuais acidentes, com quatro Unidades de Suporte Básico (USB), uma de Suporte Avançado (USA) para atender, além de Praia Grande, ocorrências em Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo.