Nova oportunidade para matrículas em cursos técnicos do Via Rápida a alunos da BS

Parceria oferece a alunos do Ensino Médio 13 opções de formação voltadas ao mercado de trabalho e amplia permanência dos estudantes na escola

16 ABR 2014 • POR • 12h03

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está com novo prazo para as inscrições nos cursos profissionalizantes do programa “Via Rápida – Educação Integral”. Em todo o Estado, serão oferecidas 20 mil vagas na iniciativa desenvolvida com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Na Baixada Santista, foram disponibilizadas 1.020 vagas. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de abril no Portal da Educação.

O projeto é atrelado ao Programa Via Rápida Emprego do governo paulista e oferece 13 opções de formação diferentes em áreas como "Cuidando de Idosos", "Agentes de Turismo", "Gestor de Projetos Sociais" e "Organizador de Eventos". As aulas com o foco no mercado de trabalho estão com inscrições abertas para alunos da 3ª série do Ensino Médio e acontecerão depois da grade regular de ensino, o que amplia a jornada dos estudantes na rede estadual.

Leia Também

Inscrições abertas para vestibulinho da ETEC em São Vicente

Inscrições para o Pronatec vão até domingo (13)

Projeto Novos Navegantes oferece mais 48 vagas para cursos em São Vicente

Estação da Cidadania oferece Cursos de Fotografia

Inscrições para cursos profissionalizantes podem ser feitas até hoje

No total, as vagas foram distribuídas em 330 escolas estaduais, de 135 municípios diferentes, sendo 8.500 oportunidades na capital e Grande São Paulo e outras 11.500 no interior. As unidades foram selecionadas por terem estrutura que comporte ao menos duas turmas extras - de 30 alunos em cada sala - disponíveis para o "Via Rápida".

Para se inscreverem no Via Rápida, os alunos precisam ter CPF. Após a conclusão dos cursos, todos os participantes recebem certificados de qualificação profissional e podem ser encaminhados a programas remunerados de estágios.

"Com o Via Rápida, nossos alunos do Ensino Médio poderão concluir os estudos com uma dupla formação, regular e técnica, e mais preparados para o mercado de trabalho. Além disso, ampliamos a permanência dos nossos alunos na escola e fortalecemos o compromisso com a educação integral, pedagógica e social dos estudantes", afirma a secretário da Educação, professor Herman Voorwald.