São Vicente adere ao programa Mulheres de Peito e amplia acesso à mamografia

Mulheres com idades entre 50 e 69 anos poderão realizar o exame com solicitação da enfermeira da unidade

15 ABR 2014 • POR • 12h55

A Secretaria da Saúde de São Vicente aderiu ao Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, para incentivar mulheres a realizar exames de mamografia e estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo, além de suprir a demanda reprimida, é diminuir o tempo de espera para a realização da mamografia.

Mulheres entre 50 e 69 anos e que nasceram em anos pares, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF). O pedido do exame é feito pela enfermeira responsável pela Unidade e agendado na Central de Marcação de Consultas (CEMAC) da Secretaria da Saúde. O exame deve ser realizado no mês de aniversário da paciente.

Leia Também

São Vicente inicia campanha de prevenção contra o câncer bucal

Secretaria de Sáude de São Vicente faz agendamento de vacinação para acamados

Secretaria da Saúde de SV faz agendamento para vacinação em acamados

Centro de Oncologia do Hospital de SV passa a atender beneficiários de planos de saúde

Projeto Viva Melhor traz novo teste de AIDS para a Baixada nesta quinta

Quem nasceu em ano ímpar, pode fazer o pedido no próximo ano, também no mês de aniversário. Caso esteja há mais de dois anos sem realizar a mamografia, pode fazer a solicitação em 2014.

Após o exame, caso seja detectada alguma alteração no resultado, a paciente será encaminhada para realizar exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.

A Secretaria da Saúde de São Vicente não registra demanda reprimida e todas as solicitações estão sendo realizadas no mês do aniversário. A mamografia também pode ser agendada pelo Call Center Mulheres de Peito, pelo número 0800 779 0000. Mesmo com o agendamento realizado por telefone, a paciente deve procurar a UBS ou ESF mais próxima de casa para pegar a solicitação do exame.