Curso de Libras para gestores da educação infantil da rede municipal têm início na próxima terça-feira (15)

12 professoras irão aprender a comunicação brasileira de sinais para atender cerca de 70 estudantes com deficiência da rede municipal

11 ABR 2014 • POR • 16h53

A Prefeitura de Guarujá capacita gestoras para conseguir atender aos 70 alunos com deficiência auditiva da rede municipal. Desta vez, a capacitação é voltada para as gestoras de educação infantil, com início nesta terça-feira (15) às 8h30, na Secretaria de Educação.

O curso será ministrado pela instrutora de Libras da Seduc, Elisa Galvão, capacitando 12 pedagogas. O objetivo deste treinamento é permitir a comunicação com as crianças surdas em sala de aula. “É a primeira vez que a Seduc realiza o curso, através da coordenadoria de Educação Especial”, informa a coordenadora da área da deficiência auditiva e surdez, Eloísa Helena Macario.

LIBRAS - A língua brasileira de sinais é o que define a sigla Libras, reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil em 24 de abril de 2002 pela lei 10.436, regulamentada por meio do decreto 5.626. Segundo a legislação vigente, ela constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, originadas pelas comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil. Sua comunicação e expressão é de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria por país.