Vacinação contra HPV será prorrogada em Praia Grande

De acordo com estimativa da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande, o público alvo na Cidade totaliza 7.204 meninas que estão dentro da faixa etária determinada

11 ABR 2014 • POR • 12h23

A Campanha de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em meninas de 11 a 13 anos em Praia Grande foi prorrogada. As doses estarão disponíveis nas unidades de Saúde da Família (Usafas) e Multiclínicas. A medida segue postura adotada pelo Ministério da Saúde, organizador da ação. No Município, até quinta-feira (10), data limite da primeira etapa dos trabalhos, foram imunizadas 5 mil meninas.

De acordo com estimativa da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap), o público alvo na Cidade totaliza 7.204 meninas que estão dentro da faixa etária determinada. Com as doses disponibilizadas até o momento, o Município atingiu 70% e está próximo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de 80%. “Nenhum problema foi registrado durante toda a campanha. Praia Grande conta com estoque de vacinas nas unidades e seguirá com os trabalhos”, disse a chefe do setor de Imunização da Sesap, Denise Ribeiro Rodrigues Gatto.

Leia Também

Projeto Viva Melhor traz novo teste de AIDS para a Baixada nesta quinta

Alckmin lança programa para incentivar homens a fazerem check-up

Unisanta abre inscrições para atendimento odontológico gratuito de pacientes com necessidades especiais

Vacinação contra HPV já imunizou 3,6 mil meninas em Praia Grande

Idosa precisa de doação de sangue em Santos

A Sesap organizou um cronograma específico para a vacinação. Foram visitadas 48 escolas, 28 municipais e 20 estaduais, na campanha. A definição de locais e datas levou em conta questões relacionadas à logística dos trabalhos e beneficiou diretamente o público alvo da ação. 

Planejamento

A dose contra o HPV será aplicada em três fases. A primeira aplicação ocorreu até quinta-feira, a segunda, seis meses após o início dos trabalhos e a terceira, cinco anos depois. Em 2015, meninas de 9 a 11 anos serão o foco principal. A partir de 2016, a ação estará restrita apenas às jovens de 9 anos. 

Prevenção

Ao longo dos últimos anos, o Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites da Sesap tem desenvolvido atividades contínuas de prevenção, orientação e informação sobre doenças sexualmente transmissíveis. As campanhas em Praia Grande atingem pessoas de todas as faixas etárias, desde os jovens até a melhor idade.