Plenário do Senado vota na semana que vem parecer da CCJ sobre CPI ampla

O anúncio que a decisão sobre a instalação da CPI ampla será na terça-feira foi feito na tarde de hoje (9) pelo presidente do Senado, senador Renan Calheiros

9 ABR 2014 • POR • 19h43

O plenário do Senado deverá votar na próxima terça-feira (15) o parecer do senador Romero Jucá (PMDB-RR) favorável à criação e instalação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) ampla para investigar não apenas a compra da Refinaria de Pasadena (EUA) e outras denúncias de má gestão da estatal, mas também denúncias de irregularidades nos metrô de São Paulo e do Distrito Federal e no Porto de Suape (PE).

O anúncio que a decisão sobre a instalação da CPI ampla será na terça-feira foi feito na tarde de hoje (9) pelo presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), no plenário do Senado, no início da Ordem do Dia. Caberá agora ao plenário da Casa, por maioria simples, aprovar ou não o parecer de Jucá. Se aprovado será, então, instalada a CPI ampla como defendem os governistas.

Leia Também

Alckmin lança obra para captar água na Bacia do Ribeira

Dilma "espera ansiosa" mudanças no Simples, diz Afif

Gleisi irá ao STF contra CPI da Petrobras da oposição

Planalto não comentará informação do Wikileaks de que EUA consultaram Dilma

Aeroportos estarão prontos para receber torcedores, garante ministro

O parecer de Jucá foi aprovado hoje (9), em votação simbólica, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, sob protestos da oposição, que não concorda com a ampliação da CPI. É da oposição o requerimento para criação de comissão parlamentar de inquérito para investigar a compra da Refinaria de Pasadena, os indícios de pagamento de propina a funcionários da estatal pela empresa holandesa SMB Offshore para a obtenção de contratos com a Petrobras, denúncias de que plataformas são lançadas ao mar sem equipamentos de segurança e superfaturamentos na construção de refinarias.

Líderes da oposição aguardam posição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre mandado de segurança que impetraram na terça-feira (8) na Corte com pedido de liminar para garantir a instalação de CPI exclusiva para investigar as irregularidades citadas no requerimento de CPI da oposição. Os senadores dos partidos de oposição argumentam que é direito das minorias instalar CPIs.