Costa Fascinosa

O Costa Fascinosa é o navio mais novo a fazer uma temporada completa no Brasil desde o início das temporadas regulares no país

9 ABR 2014 • POR • 11h50

A coluna passou uma semana no navio mais glamoroso da Costa Cruzeiros. A bordo do Costa Fascinosa, lá você viaja em companhia das mais famosas obras de autores e do mundo cinematográfico. Ambientes refinados e intrigantes, atmosferas sugestivas e ricas de fascínio para um cruzeiro em companhia dos grandes protagonistas dos mais belos filmes da história.

O Átrio principal, por exemplo, chama-se Amarcord, remetendo a uma comédia dramática franco-italiana, de 1973, dirigida pelo cineasta italiano Federico Fellini. Até sua travessia rumo ao Brasil, nunca tinha operado fora do Mediterrâneo, e nessa região, realizado somente cerca de 30 cruzeiros, a maioria semanal, com partida de Veneza. Possui somente um único gêmeo idêntico, o Costa Favolosa, e outros três navios bastante semelhantes: o Costa Serena, o Costa Pacifica e o Carnival Splendor.

O Costa Fascinosa é o navio mais novo a fazer uma temporada completa no Brasil desde o início das temporadas regulares no país. Inaugurado em Maio de 2012, o navio tinha pouco mais de sete meses quando aportou no país pela primeira vez. Sua construção iniciouse dois anos antes, no estaleiro italiano Fincantieri, de onde também saiu grande parte da frota da companhia. Com 114 mil toneladas e capacidade para 3780 passageiros em ocupação máxima, é também um dos maiores navios a fazer temporada na América do Sul. Seus passageiros são atendidos por uma tripulação de 1,100 pessoas, enquanto navega a uma velocidade de até 19,8 nós (40km). O Fascinosa é registrado em Gênova e, portanto, opera sob bandeira e leis italianas. Para impulsionar seus 290 metros de comprimento, e 35 de largura, possui dois pods azimutais; um sistema de propulsão moderno, que dispensa o leme, ao fazer com que as hélices se desloquem para a direção em que deseja navegar.

Ristorante Club Fascinosa

São servidas em quatro restaurantes que funcionam de formas diferentes. Dois deles, o Gattopardo e o Otto e Mezzo, funcionam no sistema à La carte, em dois diferentes turnos, com cardápios iguais. São os restaurantes principais do navio, que possuem cada um deles, dois andares, e são capazes de servir todos os hóspedes a bordo (em dois turnos, claro). Também no sistema à la carte, funciona o Club Fascinosa, este, porém, com uma diferença: possui um cardápio especial e considerado Premium, cobra uma taxa não incluída no valor do cruzeiro (33,50US$ pp). No sistema self-service funciona o Buffet Tulipano Nero, que abre diariamente para todas as refeições.

Cabines e Acomodações

O Fascinosa, como qualquer navio de grandes dimensões moderno, possui muitas categorias de cabine. Estas variam de acordo com seus tamanhos, e localização. Localização, que define também as diferenças entre interna (centrais), externa (laterais, em decks inferiores) e externa com varanda (laterias nos decks superiores. Destaque para as cabines Samsara, que ficam nos decks mais altos da proa do navio, e garantem acesso a áreas exclusivas do Spa do navio, e a uma área reservada especialmente a esses passageiros no restaurante. Duas dessas cabines possuem grandes esplanadas de vidro, com jacuzzis com vista panorâmica!

História:

Costa Fascinosa é um navio de cruzeiro da classe Concordia que foi encomendado em 2007 pela Costa Crociere.3 4 5 Costa Fascinosa custou 510 milhões de euros para ser construído.3 5 6 Costa Fascinosa foi construído pelo estaleiro Fincantieri - Cantieri Navali Italiani S.p.A. em Marghera, Itália1 entrou em serviço no dia 6 de maio de 2012, partindo de Veneza e efetuando escala em Dubrovnik, Capri e Savona.7 O Costa Fascinosa juntamente com seu irmão gêmeo o navio Costa Favolosa, são os maiores navios com bandeira Italiana em operação.