Cubatão terá Sistema Municipal de Cultura

Criação do órgão foi anunciada hoje, durante reunião do Gabinete Aberto

7 ABR 2014 • POR • 15h40

Envolver todas as ações, programas e órgãos oficiais do setor e criar condições legais para obtenção de recursos nas esferas estadual e federal são os principais objetivos do Sistema Municipal de Cultura de Cubatão, que começa a ser implantado na Cidade.

A minuta do projeto de lei criando o sistema, a cargo da Secretaria Municipal de Cultura, já está em fase final de elaboraçao, devendo ser enviada posteriormente aos setores jurídicos da Prefeitura para redação do projeto final que será submetido à apreciação da Câmara de Vereadores.

Leia Também

Coluna Social do Liberado Júnior

Coluna Social Liberado Junior

Coluna Social do Liberado Júnior

Coluna Social do Liberado Júnior

Coluna Social do Liberado Júnior

A importância do SMC foi ressaltada hoje de manhã pelo secretário municipal de Cultura, Welinton Borges, durante a reunião semanal do Gabinete Aberto, encontro realizado todas as segundas-feiras com participação de secretários, diretores municipais e de munícipes.

O Sistema Municipal de Cutura abrangerá os seguintes órgãos e programas: Secretaria Municipal de Cultura, Conferência Municipal de Cultura; Plano Municipal de Cultura; Sistema Municipal Setorial de Cutura; Sistema Municipal de Informação/Indicadores Culturais; Conselho Municipal de Política Cultural; Sistema Municipal de Financiamento à Cultura e Programa Municipal de Formação na Área da Cultura.

Segundo Welinton Borges, o SMC será importante não só porque sistematizará todas as ações de órgãos (oficiais ou não) na área cultural cubatense, como, também, possibilitará a obtenção de recursos do Governo do Estado e União. Explicou que, hoje, as verbas destas esferas, destinadas aos municípios, são liberadas diretamente dos fundos financeiros estaduais e federais aos seus similares nas cidades. Os fundos de cultura municipais (Cubatão já tem o seu, criado pela lei municipal 3.511, de 11/01/2012) têm de fazer parte de um Sistema Municipal de Cultura.

Além de anunciar a criação do SMC, o secretário de Cultura falou dos próximos projetos e prioridades de sua pasta, entre eles o financiamento de projetos culturais por meio do Fundo Municipal de Cultura; reforma da Biblioteca Municipal; acompanhamento e garantia do funcionamento do CEU das Artes e dos Esportes (com envolvimento de demais secretarias); valorização dos corpos estáveis afetos à Secretaria, ou seja, Banda Marcial, Companhia da Dança, Banda Sinfônica; Banda Marcial e Corpo Coreográfico; Grupo Rinascita; Coral Zanzalá e Coral Raízes da Serra.

O Gabinete Aberto de hoje foi coordenado pela prefeita Marcia Rosa de Mendonça Silva e teve a participação, também, do vice-prefeito Donizete Tavares do Nascimento.