Inscrições para vagas remanescentes do Pronatec começam no próximo dia 7

Para essa fase, basta ter Ensino Médio completo para se inscrever. Em Santos, Unimonte oferece nove opções nas áreas de Informática, Portos e Saúde

3 ABR 2014 • POR • 11h59

A partir da próxima segunda-feira (dia 7) e até domingo (dia 13), estarão abertas as inscrições on-line para vagas remanescentes do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Governo Federal. Para essa fase, não é mais obrigatório ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para os interessados, basta ter concluído o Ensino Médio.

São oferecidos gratuitamente cursos técnicos com duração entre 12 e 18 meses. Este ano, a novidade é a parceria com instituições de ensino privadas. Em Santos, a Unimonte aderiu ao Pronatec e oferece nove cursos gratuitos, distribuídos em vários períodos: Análises Clínicas, Análises Químicas, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Gerência de Saúde, Técnico em Informática, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Logística, Técnico em Programação de Jogos Digitais e Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos.

Leia Também

Começa hoje matrícula de selecionados na segunda chamada do Sisutec

Governo do Estado investe R$ 1,7 milhão para abertura de 130 vagas em creches na BS

Sisutec divulga resultado e matrículas começam amanhã

Crianças aprendem importância de não poluir a água

O site de inscrição é o www.sisutec.mec.gov.br. Nele, o candidato escolhe o curso de interesse e a instituição de ensino na qual quer estudar. Vale lembrar que é do candidato a responsabilidade de acompanhar o calendário oficial do Pronatec e de realizar a sua inscrição no link oficial. As instituições de ensino não podem garantir vagas.

Ensino Técnico | Criado em 2011 pelo Governo Federal, o Pronatec visa ampliar e democratizar a educação profissional e tecnológica no País e aumentar as oportunidades de formação. A iniciativa, antes restrita a instituições federais e aos serviços nacionais de aprendizagem, está incluindo, de forma inédita, instituições privadas de ensino em 2014.

Na parceria com o Governo Federal, a Unimonte fornece sua infraestrutura e corpo docente aos participantes do Pronatec, que poderão ter contato, mesmo em um curso técnico, com o universo de uma faculdade e seus espaços acadêmicos. O Senai (Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial) estima que até 2015 o setor de indústria precisará de mais de 5 milhões de técnicos formados, sendo 2,5 milhões no Estado de São Paulo.

“O mercado precisa de profissionais qualificados em bons cursos técnicos. E é isso o que o Pronatec promove com a parceria juntos às universidades que já contam com infraestrutura, laboratórios e professores com formação acadêmica e experiência na vida profissional. Com uma profissão garantida, o aluno terá trabalho e recursos para custear a faculdade no futuro”, diz o professor José Ângelo Alvarez, responsável acadêmico do Pronatec na Unimonte. Mais informações podem ser obtidas em www.unimonte.br/pronatec.