Guarujá assina pacto de enfrentamento à violência contra a mulher nesta sexta-feira (28)

Município é o segundo da Baixada Santista a assinar o convênio que visa ações para enfrentar o problema

27 MAR 2014 • POR • 11h42

A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, assina nesta sexta-feira (28), às 13 horas, o convênio de Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres com o governo estadual, por intermédio da Secretaria Estadual de Justiça e da Defesa da Cidadania. No convênio, o Município se compromete criar uma rede de enfrentamento ao problema e oferecer auxílio às mulheres. A solenidade integra a programação do Mês da Mulher em Guarujá.

O Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres faz parte da Agenda Social do Governo Federal e consiste em acordo federativo entre o governo federal, governos estaduais e municípios para o planejamento de ações visando a consolidação da Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, por meio da implementação de políticas públicas integradas.

A cerimônia acontecerá no Gabinete da prefeita, localizado no Paço Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, 800 – 5º andar), e contará com a presença da secretária estadual da Pasta, Eloisa de Souza Arruda, e a presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo, Rosemary Correa.

Seminário Regional - A Câmara Municipal de Guarujá (Avenida Leomil, 291 - Centro) será o palco do Seminário Regional “Conhecendo a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, nesta sexta-feira (28), das 9 às 16 horas. O evento, integrante da programação do mês da Mulher, é uma realização da Câmara Temática Especial de Políticas Públicas para Mulheres do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) e reunirá os nove municípios da Região.

Segundo a presidente da Câmara Temática, Eugênia Lisboa Homem, o Seminário fortalecerá a Região Metropolitana e apresentará propostas concretas para ações que busquem unir forças e assim os projetos sejam consolidados.

“As gestoras municipais que representam as cidades, identificaram a necessidade de uma troca de experiências entre a Região para identificar os pontos primordiais no atendimento a mulher vítima de violência”, ressalta Eugênia.

Na oportunidade, as gestoras municipais das secretarias de Assistência Social irão expor seus projetos e compartilharão suas experiências. O encontro contará com a presença da subsecretária de Assuntos Parlamentares da Casa Civil e presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Rosemary Correa, Nazira Levy Brudniewski, membro da Câmara Temática dos Direitos das Mulheres e representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, entre outras autoridades da Região.