Mais de 3,5 mil adolescentes já foram vacinadas contra o HPV em Santos

O objetivo da prefeitura é imunizar 100% das adolescentes nessa faixa etária (7832), embora a meta estipulada pelo Ministério seja de 80%, o que corresponde a 6.265

25 MAR 2014 • POR • 18h01

A Secretaria Municipal de Saúde já contabilizou 3.568 meninas de 11 a 13 anos vacinadas contra o HPV (papilomavírus humano), sendo que 3.562 tomaram a primeira dose (as demais foram de segunda e terceira doses, de meninas que já haviam tomado a primeira na rede particular e agora podem usar o serviço incorporado ao calendário do Ministério da Saúde).

O objetivo da prefeitura é imunizar 100% das adolescentes nessa faixa etária (7832), embora a meta estipulada pelo Ministério seja de 80%, o que corresponde a 6.265.

Leia Também

Saúde colhe 353 exames em campanha de combate à tuberculose

Copa: Saúde segue com vacinação para trabalhadores do comércio

Santos tem dados de câncer incluídos no sistema do INCA pela primeira vez

Mutirão educa população sobre o bicho geográfico

Copa: Saúde vacina trabalhadores de shoppings

A campanha segue em todas as unidades básicas e de saúde da família dos bairros, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. É recomendável, mas não obrigatório, que a menina esteja acompanhada por um responsável, e leve a carteirinha de vacinação. É preciso apresentar documento de identidade.

A vacina é aplicada em três doses, sendo a segunda seis meses após a primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira. O câncer de colo de útero está diretamente ligado à infecção por HPV, por isso a decisão neste primeiro momento por vacinar o público feminino, preferencialmente antes da iniciação sexual, uma vez que a transmissão é via sexual. O câncer de colo de útero é a quarta causa de morte por neoplasias entre as mulheres no Brasil.