AVCB adulterado provoca interdição de lavanderia hospitalar

Equipe da Secretaria de Urbanismo e Corpo de Bombeiros fecharam local nesta terça-feira (12)

13 MAR 2014 • POR • 13h57

Uma lavanderia hospitalar, no Bairro Ocian, foi interditada nesta terça-feira (12) por apresentar Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros adulterado. A ação foi realizada por meio de força-tarefa entre a Secretaria de Urbanismo (Seurb) e Bombeiros, com apoio da Polícia Militar.

De acordo com Subsecretário de Controle Urbano da Seurb, Leonardo Conti Santos, ao examinar os documentos apresentados pelo proprietário da empresa foi levantada suspeita de adulteração. “Pedimos análise do Corpo de Bombeiros, que constatou diversas contradições, como diferença significativa na área construída do imóvel e formatação do documento”, explicou o subsecretário enfatizando que no estabelecimento ainda foi encontrado material hospitalar (lençóis com prováveis manchas de sangue) e a utilização de caldeira industrial, que se funcionando de forma inadequada oferece risco à segurança dos moradores próximos.

Leia Também

Mudanças na coletas de lixo entram em vigor em Praia Grande

Fundo Social de Ilhabela já prepara programação da Campanha do Agasalho 2014

Prefeitura de Praia Grande abre mais de 300 vagas em cursos de Páscoa

Implantada Operação Comboio na Anchieta

Sabesp avalia tratamento de esgoto em Praia Grande

O local já foi alvo de denúncias da população pela emissão de fumaça, o que levou os fiscais da Seurb a vistoriarem a área. A mesma empresa foi interditada em julho de 2013 por falta de Alvará, mas após regularização voltou a funcionar normalmente.

Praia Grande realiza constantemente fiscalização em comércios. O subsecretário alerta para que os comerciantes fiquem atentos à documentação necessária para funcionamento da empresa e lembra que todos os processos são analisados minuciosamente. “Nossa equipe é experiente e está atenta a todos os detalhes. É importante que o empresário aja dentro da legalidade”.

O Corpo de Bombeiros enviou ofício informado que a empresa não possui projeto técnico de segurança contra incêndio cadastrado no órgão. A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) também informou que a Licença de Operação (LO) apresentada não foi emitida por ela.

O proprietário da lavanderia alegou desconhecimento da adulteração. “Contratei uma empresa terceirizada para realizar o serviço e não posso afirmar que está errado ou certo. Vou apurar e seguir as orientações”. 

A situação foi registrada na Delegacia Sede, no Bairro Tupi, onde foi lavrado boletim de ocorrência de falsificação contra fé pública. O estabelecimento poderá voltar a funcionar assim que apresentar os documentos exigidos.

AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (A. V. C. B.) é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, a edificação possui condições de segurança contra incêndio (É um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um nível de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico), previstas pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação.