Sessões da câmara de Praia Grande passam para segunda-feira

Trabalhos em plenário deixam de ser realizados na quarta-feira

7 MAR 2014 • POR • 10h23

Negando influência das tabelas dos campeonatos Brasileiro e Paulistão de futebol, boa parte dos vereadores de Praia Grande votou a favor da mudança do dia das sessões ordinárias. A partir do dia 10, elas serão realizadas às segundas-feiras, a partir das 19 horas, e não mais nas quartas, às 19 horas, horário que antecede os jogos de futebol.

O projeto de alteração apresentado pelo vereador Ednaldo dos Santos Passos, o Reco (Solidariedade), foi aprovado na manhã de ontem em votação simbólica, sem a contagem nominal dos votos.

Leia Também

Vereadora acha que denúncia contra Kassab é 'eleitoral'

Expediente permite ausência dos deputados federais nas sessões deliberativas

Condesb promove reunião nesta terça-feira em Itanhaém

Alberto Mourão dá início à revisão do plano Diretor

Alberto Mourão quer melhora significativa na saúde

O primeiro vereador a defender o projeto, na sessão de ontem, foi Antônio Eduardo Serrano, o Doutor Serrano (Pros). Ele lembrou que o Legislativo praia-grandense passou por várias mudanças recentes, incluindo o nome do plenário onde são realizadas as sessões. “Foram quebras de paradigmas”. Serrano, porém, disse que votaria a favor da matéria não por causa de jogo de futebol, mas pela facilidade de os vereadores já estarem na Casa às segundas-feiras devido às reuniões das comissões permanentes.

Já Marcelino Santos Gomes (PPS) foi o único a admitir que as sessões realizadas às quartas-feiras têm a participação em plenário prejudicadas em função dos jogos de futebol. “Atrapalha sim. A população vai gostar da mudança”.

Paulo Emílio de Oliveira (PRB), por sua vez, fez questão de ressaltar que o trabalho parlamentar tem de vir acima do futebol.

Duas por semana

O presidente da Câmara, Sergio Luiz Schiano de Souza, o Serginho Sim (PSB), destacou positivamente a matéria proposta por Reco, lembrando que, em breve, quando o Legislativo contar com 19 vereadores — hoje são 17 — será inevitável a realização de duas sessões por semana. “A segunda sessão da semana talvez possa ser realizada na quinta-feira”, comentou, destacando o exemplo da Câmara de Santos.

Euvaldo  Reis dos Santos Menezes, o Vitrolinha (PTN), ressaltou a necessidade de a Casa estar mais próxima à população. “Tenho amigos que nem sabem onde fica a Câmara de Praia Grande”.

Autor do projeto, Reco disse que o objetivo da matéria é facilitar o trabalho dos vereadores porque, com as reuniões das comissões às segundas-feiras, os parlamentares têm mais tempo de estudar os projetos para votar nas sessões seguintes.