Vacinação contra HPV começa segunda-feira (10) em Bertioga

Na cidade, a vacina será ministrada em 29 escolas, entre municipais, particulares e estaduais, e nas Unidades Básicas de Saúde. Podem ser imunizadas meninas de 11 a 13 anos

6 MAR 2014 • POR • 13h14

A partir de segunda-feira (10), o Sistema Único de Saúde (SUS) vai começar a vacinar todas as meninas na faixa etária entre 11 e 13 anos, contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), em escolas públicas e privadas de todo o país. Em Bertioga, a vacina será ministrada em 29 escolas, entre municipais, particulares e estaduais, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A imunização será realizada até 10 de abril.

A população estimada a ser vacinada no Município, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 1.472 adolescentes, sendo 491 na faixa etária de 11 anos, 496 com 12, e 485 com 13 anos de idade.

Leia Também

Bertioga realiza Campanha da Catarata neste sábado (22)

Mulheres da Baixada terão mamografia grátis sem pedido médico no mês do aniversário

Saúde realiza pedágio de conscientização sobre DSTs em Bertioga

Com estoque crítico, Baixada Santista precisa de doação de sangue

Hospital Bertioga realiza primeiro curso de gestantes de 2014 dia 29

O vírus do HPV é sexualmente transmissível e está relacionado a 90% dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro que mais atinge as mulheres brasileiras. O HPV também pode provocar o surgimento de verrugas genitais.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina será realizada em dois momentos nas escolas: neste mês de março (1ª dose) e em setembro (2ª dose). A terceira dose será ministrada somente após cinco anos (60 meses). No dia agendado para vacinar na escola é necessário que a adolescente apresente a caderneta de vacinação ou um documento de identificação.

Lúcia Peres Guimarães, enfermeira sanitarista responsável pela Seção de Vigilância Sanitária do Município, explica que essa vacina não protege de todos os vírus do HPV, somente de quatro grupos que causam câncer ginecológico. “Estamos vacinando para proteção de câncer ginecológico. A vacina não protege contra a Aids/DSTs, por isso é necessário sempre o uso de preservativo nas relações sexuais”, alerta a enfermeira.

Lúcia ainda adverte sobre a grande importância de adesão a essa vacina para prevenção da doença em adolescentes que já iniciaram atividades sexuais e as que ainda não começaram. “A faixa etária, sexo e dosagem estão sendo seguidas segundo orientações do Ministério da Saúde, por se tratar de um estudo realizado com adolescentes nessa faixa de idade, onde ocorreu o maior número de casos referente à doença. As meninas que estiverem fora dessa faixa não poderão ser vacinadas”.

Ao todo, há mais de 100 tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados a Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.

A campanha tem o apoio das secretarias estadual e municipal de Saúde e de Educação e da rede particular de Ensino. Para mais informações sobre a vacinação em Bertioga, entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone: 3317-1249 ou Vigilância à Saúde: 3319-9058.