"Histórias do Mar" tem apresentação gratuita dia 20 em Cubatão

Ônibus do projeto Circular: Histórias estará no Novo Anilinas.

11 JAN 2013 • POR • 18h15

Quantas vezes, numa viagem de ônibus, não ouvimos, contando uma história incrível, algum passageiro que talvez nunca mais seja visto? Isso foi o que levou Talita Berthi e Douglas Zanovelli a desenvolverem o projeto Circular: Histórias, em que um ônibus urbano adaptado para apresentações teatrais e de cinema circula por diversos lugares, com entrada gratuita. As sessões serão no dia 20, às 16, 17 e 19 horas.

O acesso é livre para todos os públicos, mas a lotação por sessão é de 45 pessoas e os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência. Em Cubatão, o projeto conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura. A realização é do Sesc/Santos e do Grupo Teatro Aberto, com parceria da Cia. Arueiras do Brasil.

Leia Também

Coluna Social Liberado Junior +DL

Dia de Reis: Simbologia com 2000 anos de existência

Vencedores do Danado de Bom serão anunciados nesta quinta

Jovens conduzem a cruz peregrina à Paróquia São Francisco de Assis

Cubatão Danado de Bom 2011 terá Chico Anysio

Dentro do ônibus foi criado um ambiente aconchegante para o espectador valorizar o ato de escutar, observar, sentir e compartilhar a cena, ao lado do ator. "O público é testemunha presente dos sentimentos mais puros dos personagens e transcende junto com eles as barreiras do real e do imaginário", explica a produtora Talita Berthi. Ela conta que "as histórias que circulam no nosso ônibus são aquelas contadas de geração em geração, através da literatura oral. São histórias que circulam na imaginação de todos os brasileiros".

Na encenação Histórias do Mar, o autor e dramaturgo Douglas Zanovelli explica que a intenção é "levar para os espectadores um pouco do universo da cultura caiçara, seu modo de viver em harmonia com o meio ambiente, suas festas e sua ligação com os mistérios do mar. O espetáculo tem a direção de Ednaldo Freire e conta com Edivaldo Costa e Rogério Ramos no elenco.

Itinerante - Circular

Histórias é um projeto de itinerância de um ônibus-teatro estacionado em praças públicas, em que a Cia. Teatro a Bordo apresenta espetáculos teatrais e sessões de cinema. Neste ano, já se apresentou em Santos, Praia Grande, São Vicente e Guarujá e tem novos espetáculos previstos para Santos nos dias 26 (Zona Noroeste – defronte ao Instituto Arte no Dique) e 27 (Praça Guadalajara, no Morro Nova Cintra).

Realizado pela Berthi Produção e Arte, com patrocínios através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura), o ônibus-teatro já esteve em diversas cidades do interior paulista, como Sorocaba, São Roque, Araçariguama, Mogi das Cruzes e Pindamonhangaba, apresentando espetáculos como História Circular, O Colecionador de Histórias e Palavrório, além de sessões de cinema e oficinas para educadores.

Em novembro de 2011, o ônibus esteve em Cubatão, estacionado na Vila dos Pescadores, apresentando curtas-metragens em parceria com o festival Curta Santos. Douglas Zanovelli informa ainda que um novo roteiro por Cubatão está sendo organizado, para ser desenvolvido durante este ano.