Praia Grande ganhará seis novas Usafas

O setor é responsável pelos atendimentos primários que evitam procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas

28 JAN 2014 • POR • 19h30

Praia Grande adotará este ano a rotina estabelecida em 2013 de intensificar o investimento na área da saúde na atenção básica, porta de entrada do sistema. O setor é responsável pelos atendimentos primários que evitam procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas. Entre as ações que serão realizadas nos próximos anos, destaque para construção de mais seis unidades de Saúde da Família (Usafas).

No último dia 19 de janeiro, data que marcou o 47° aniversário de emancipação político-administrativa da Cidade, ocorreu a inauguração da Usafa do Bairro Esmeralda. A unidade, que já está atendendo à população, beneficiará cerca de 15 mil pessoas residentes naquela região do Município. O investimento para obra foi de R$ 718 mil. O A liberação do recurso, por parte do Ministério da Saúde, ocorreu por conta de uma solicitação do prefeito do Município, Alberto Mourão, quando ainda exercia o mandato de deputado federal.

Leia Também

Condesb realiza primeira reunião do ano de 2014

Emoção marca eleição da Corte Carnavalesca de Praia Grande

Banco de Sangue da Beneficiência de Santos pede tipo A negativo

Últimos dias de Estação Verão têm shows gratuitos em Praia Grande

SP libera R$ 6,9 milhões extras para litoral reforçar atendimento em saúde no verão

A inauguração da Usafa Esmeralda e a construção das novas unidades faz parte das metas estipuladas no Programa Avança PG. A iniciativa é um conjunto de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.

Novas Usafas

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, já assinou algumas ordens de serviços direcionando os esforços municipais para a instalação dos equipamentos da área da saúde em vários bairros. Todos os trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap). Ainda não existe data prevista para o início das obras.

A Cidade busca reverter uma rotina que se estabeleceu ao longo dos últimos anos: o aumento dos atendimentos de emergência e a redução das consultas na atenção básica. Em 2012, um total de 24,5% dos serviços prestados foram na atenção básica, contra 63% de urgência e emergência e 11% de especialidades.

“Sou defensor do atendimento primário e do Programa Saúde da Família. A prevenção é fundamental. Isso não se faz em um pronto-socorro ou hospital. Praia Grande está estabelecendo um processo de retorno de acessibilidade à saúde básica”, disse o prefeito da Cidade, Alberto Mourão.

De acordo com o cronograma de trabalho da Sesap, as seis novas unidades que serão construídas são as seguintes: Rio Branco (na divisa dos bairros Esmeralda e Anhanguera), Caiçara (nova unidade substituirá a atual, mais ampla e adequada à demanda local), Santa Marina (Usafa ficará localizada no Esmeralda), Nova Ocian (Bairro Ocian ganhará uma unidade própria e a Multiclínica Ocian, que atualmente atende Mirim e Ocian, se dedicará exclusivamente ao atendimento dos moradores do Mirim), Aloha (atenderá munícipes do Mirim e Nova Mirim) e Maracanã (atualmente de responsabilidade da Usafa Caiçara, bairro ganhará uma unidade própria).

As novas Usafas beneficiarão também os bairros vizinhos com a redução da demanda de atendimento nas unidades atuais. O secretário de Saúde Pública, Francisco Jaimez Gago, enalteceu o empenho da Administração Municipal em reforçar a estrutura do setor. “Desta forma daremos um salto de qualidade e também do número total de consultas na atenção básica. Fora isso, o investimento também será direcionado para as especialidades”.