Memorial das conquistas recebe mais de 1.300 visitantes em dois dias

Apesar da expectativa dos torcedores em ver de perto a taça do tricampeonato da Copa Libertadores da América, o troféu será exposto à visitação hoje

24 JUN 2011 • POR • 11h35

Uma viagem no tempo ou o tempo que para em meio a troféus, flâmulas, fotos, vídeos. Essa é a sensação de quem visita o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, no Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro. Dois dias após a conquista da Copa Libertadores da América que rendeu ao Alvinegro Praiano o terceiro título de campeão da América do Sul e uma vaga na busca por mais um título mundial, o Memorial das Conquistas recebeu aproximadamente 1.300 visitantes.

Segundo a monitora do Memorial das Conquistas, Larissa Silva Mendes, enquanto no dia da partida final da Copa Libertadores o museu santista recebeu 141 visitantes, no dia seguinte 735 pessoas passaram pelo local para conhecer a história do Peixe e ver de perto o troféu do tricampeonato. Ontem, em apenas cinco horas, o Memorial já havia recebido 540 pessoas. “A visitação aumentou bastante nos últimos dias”, disse Larissa.

Mas, para a frustração do santista mais apaixonado ao visitante curioso de passagem pela Cidade, no feriado prolongado de Corpus Christi, o troféu do campeão da Copa Libertadores da América só chegará hoje ao Memorial das Conquistas. Entretanto, no local que consolida um passado e um presente só de glórias, os visitantes apenas lamentaram a ausência do troféu e devem retornar em breve.

“Infelizmente a taça não está aqui. Trouxe meu sobrinho, minha mãe e minha prima para conhecerem o Memorial e ver a taça de perto, mas é uma pena”, lamenta o analista de sistemas, Erick da Costa Silva, de 37 anos, que logo que chegou perguntou sobre o cobiçado troféu. Mas, Erick estava feliz. “Eu assisti o jogo no Pacaembu, fiquei oito horas na fila para comprar o ingresso, mas valeu muito a pena. Ver o Santos campeão foi uma emoção muita louca”, disse Erick.

O torcedor afirmou ainda que o Memorial é maravilhoso e poderia ser ampliado para mostrar a história do Santos ao mundo, durante a Copa. O pastor César Morgado, de 39 anos, mora em Recife e veio a Santos a trabalho. Torcedor fanático, César aproveitou sua estada na Cidade para tentar ver o troféu e fazer uma nova visita por todo o estádio Urbano Caldeira. “Eu vim fazer a visita completa (passeio monitorado por todo o estádio) para registrar, tirar as fotos e mostrar para os meus filhos que estão em Recife. Estar aqui é homenagear meu pai já falecido que viu a segunda vitória do Santos na Libertadores. Eu pude ver a terceira”, afirmou César.

Acompanhado do sobrinho, deixou para ele a incumbência de retornar, fotografar o troféu da Libertadores e enviar por email. “O Memorial é muito bonito, retrata toda a história do Santos. É marcante. E eu vou voltar para tirar a foto e mandar para ele”, disse sorrindo o sobrinho Edgar Camargo, de 26 anos, que mora em São Vicente e visita o Memorial das Conquistas pela primeira vez.

A tradição também arrebata paixões. A estudante Carolina de Bróbrio, 16 anos, é curitibana e torcedora do Peixe. “Eu torço para o Coxa (Coritiba), mas também torço para o Santos por sua tradição, sua história e também por causa do goleiro Rafael que acho bonito”, disse a jovem.

Já sua tia, Valcir Heckmann, de 58 anos, torcedora do Atlético Paranaense, também demonstrou grande empatia pelo Alvinegro da Vila Belmiro. “É a segunda vez que visito o Memorial. Gosto de ver as taças, a parte do futebol feminino. É muito bonito o museu”.

Serviço

O Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube fica na Rua Princesa Isabel, s/nº, na Vila Belmiro. O horário de visitação é de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas. Os ingressos custam R$ 6,00 (visita ao museu e arquibancadas) e R$ 10,00 (passeio monitorado pelo museu, centro de imprensa, arquibancadas, vestiários, laterais do gramado e camarotes). Os passeios monitorados são realizados a cada uma hora. Os ingressos são vendidos somente na bilheteria do Memorial e podem ser pagos em dinheiro ou não cartão de débito VISA ou Master. Não aceita cartão de crédito.