Secretaria de Educação oferece 5 dicas aos alunos para a volta às aulas

Equipe da Secretaria indica para o último final de semana de férias dormir mais cedo, preparar o material, organizar estudos entre outras sugestões

24 JAN 2014 • POR • 13h19

A próxima segunda-feira, dia 27, é a data marcada para o retorno dos estudantes às escolas estaduais. Para o último final de semana de férias escolares, a Secretaria da Educação do Estado consultou os especialistas da rede e reuniu as principais dicas para os mais de 4 milhões de alunos se prepararem para a volta às aulas e cursarem um novo ano de aprendizado.

A primeira orientação para as crianças, adolescentes e responsáveis é ficar atento ao calendário. Neste ano de Copa do Mundo no Brasil, a Secretaria elaborou um cronograma especial e o início das aulas antes tradicionalmente marcado para o primeiro dia letivo de fevereiro foi antecipado. As férias do meio do ano também acontecem mais cedo, entre 12 de junho e 13 de julho, período dos jogos. Em outubro os alunos terão uma semana de recesso (13 a 19). A alteração mantém os 200 dias letivos preconizados e ainda diminui as interferências do campeonato na rotina das 5 mil unidades escolares.

Leia Também

Canil da GM alegra garotada da 'Maria Helena Roxo'

Escolas estaduais na Baixada Santista ainda recebem inscrições

Além de prestar atenção nas datas, os estudantes precisam organizar o tempo. O corpo humano demora alguns dias para se adaptar às mudanças na rotina. Por isso, especialmente para os alunos que estudam no período matutino, a sugestão é já dormir mais cedo e colocar o despertador para o horário em que é preciso acordar para as aulas durante o sábado e domingo.

Para os pais e responsáveis, a orientação é que eles possam aproveitar o último final de semana e, junto com os filhos, organizarem estratégias para participar da vida escolar das crianças e jovens. "A participação da família é fundamental para o ensino e a Secretaria oferece vários mecanismos, como reuniões de pais e mestres periódicas, boletins escolares bimestrais na versão online e impressa, além de um canal sempre aberto entre direções escolares e família", afirma a diretora do Centro de Planejamento e Gestão do Quadro do Magistério da Coordenadoria da Educação Básica (CGEB) da Secretaria, Eunice Turrini.

Por fim, a indicação é para que os alunos não deixem para a última hora a preparação do material, como roupas, cadernos entre outros. A falta de preparo pode provocar atrasos.  Todos podem aproveitar ainda os últimos dias para elaborar um cronograma de estudos para o ano letivo. Uma dica é acessar o Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br) e conhecer os cursos gratuitos, como inglês online e cursinho preparatório para o vestibular, oferecidos pela Secretaria.