Mesmo com liminar, jovens fazem encontro no Tatuapé

Depois da reação policial no último "rolezinho" no Shopping Metrô Itaquera, no entanto, o tom de protesto também ganhou espaço

19 JAN 2014 • POR • 15h58

No Shopping Metrô Tatuapé, na capital paulista, a liminar contra o "rolezinho" na tarde deste sábado (18) não impediu que 50 jovens fossem ao local. Apesar da decisão judicial estar afixada nas entradas (prevendo multa de R$ 10 mil aos participantes em caso de tumulto), a orientação do shopping aos seguranças foi para que tudo fosse acompanhado sem qualquer intervenção. Os adolescentes caminharam em grupos dispersos e não houve nenhum registro de violência.

No evento do Facebook, organizado pelo produtor de bailes funk Duda Mel, houve adesão de pelo menos 1,2 mil usuários da rede social. "Esse é o décimo que eu participo", afirma Mel.

Leia Também

Cerca de 50 participam de "rolezinho" em Niterói-RJ

42 sobreviventes da boate Kiss ainda lutam para respirar

Sobe para 22 o número de mortos em Itaoca

SDH diz que relatos sobre morte de adolescente em SP indicam crime motivado por homofobia

Promotores dizem que diante de “rolezinho” soluções jurídicas tradicionais são insuficientes

Depois da reação policial no último "rolezinho" no Shopping Metrô Itaquera, no entanto, o tom de protesto também ganhou espaço. O cobrador de ônibus Davi Cardoso, de 18 anos, reclamou das agressões com spray de pimenta e balas de borracha. "Era diversão, agora também é manifestação."

A entrada principal do shopping é a que tinha mais seguranças, além do apoio de funcionários do Metrô e da Polícia Militar. "A gente sabe como é o perfil de quem faz ‘rolezinho’", disse um dos seguranças. "Bonezinho, tênis, camiseta de marca conhecida", explicou, apontando três adolescentes.

Segundo o funcionário, que pediu para não ser identificado, não há violência contra os jovens. "Nós só orientamos que eles não podem ficar aglomerados, pedimos para que se espalhem", disse o segurança.

Center Norte. Com liminar da Justiça e policiais civis, o Shopping Center Norte conseguiu impedir o "rolezinho" previsto para a tarde deste sábado (18). Os policiais localizaram e identificaram, ainda no estacionamento, cerca de dez dos organizadores da ação. De acordo com a assessoria de imprensa do shopping, um oficial de Justiça já estava aguardando no local para notificar os jovens de que, caso houvesse algum tumulto, eles poderiam ser multados em R$ 10 mil. Após isso, o grupo se dispersou. Nenhuma aglomeração foi registrada no shopping.