Obama anuncia semana que vem mudanças em serviços de informação

O objetivo é alterar a regulação dos programas de vigilância norte-americanos, tão criticados após as denúncias feitas por Edward Snowden

10 JAN 2014 • POR • 21h37

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai anunciar, na próxima semana, a decisão sobre quais mudanças serão feitas nos serviços de informações do país. O anúncio será feito no dia 17 de janeiro e o objetivo é alterar a regulação dos programas de vigilância norte-americanos, tão criticados após as denúncias feitas pelo ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA – sigla em inglês), Edward Snowden.

As revelações de espionagem maciça, fornecidas por Snowden aos jornais Washington Post (EUA) e The Guardian (Grã-Bretanha), provocaram um conflito diplomático, ao tornar público que os serviços secretos norte-americanos espionaram as comunicações na Europa, incluindo as de líderes políticos como a chanceler alemã Angela Merkel e a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.

Leia Também

Hollande "lamenta" rumores de que teria caso com atriz

Grupo diz que 500 morreram na última semana na Síria

Estado de saúde de Ariel Sharon é 'grave', diz hospital

Musharraf recebe ordem para comparecer em tribunal

Cristina Kirchner ordena importação de tomates do Brasil

O caso gerou desconfiança de muitos aliados em relação aos norte-americanos e aumentou o questionamento sobre o equilíbrio entre privacidade individual e a batalha contra o terrorismo na sociedade dos Estados Unidos. Richard Leon, um juiz federal norte-americano, se manifestou a respeito em dezembro do ano passado, considerando que o programa de espionagem da NSA poderia ser considerado inconstitucional.