Mano fala em "sacrificar" defesa para melhorar ataque do Corinthians

“Aí, vai da visão que tenho, vai da escolha de um sistema. Preciso aproveitar da melhor maneira as características de cada um”, comentou Mano, que prometeu mudanças

7 JAN 2014 • POR • 12h33

Embora equilíbrio seja uma das palavras favoritas de Tite, o Corinthians esteve longe disso no último semestre, terminando o Campeonato Brasileiro com a melhor defesa e o segundo pior ataque: só 22 gols sofridos em 38 rodadas, marca tão impressionante quanto as 27 caixas guardadas. Mano Menezes promete buscar um balanço melhor.

“A defesa está muito bem montada. O Corinthians está muito bem montado de modo geral. Temos que ver o quanto a gente precisa sacrificar cada setor, dar certa atenção a um em detrimento de outro. É o que precisamos equilibrar melhor”, afirmou o novo técnico da equipe alvinegra.

Leia Também

Para técnico, ano difícil de Pato no Corinthians vai ajudá-lo a crescer

Blatter recua e diz que Brasil será 'ótimo anfitrião'

Mano quer Corinthians como referência e elogia legado

Palmeiras espera anunciar 4 reforços até terça-feira

Após doping, campeã mundial de boxe vira lojista em São Paulo

Logicamente, na busca por esse equilíbrio, o tal sacrifício mencionado pelo gaúcho de Passo do Sobrado é do sistema defensivo em benefício da criação. A ideia é diminuir a responsabilidade dos homens de frente na marcação e dar a eles uma liberdade maior de movimentação.

“Aí, vai da visão que tenho, vai da escolha de um sistema. Preciso aproveitar da melhor maneira as características de cada um”, comentou Mano, que prometeu mudanças além do esquema. Atletas que tinham moral com Tite começarão o ano no banco, o que, imagina o novo chefe, gerará “atrito” e “motivação”.

Embora saiba que resultados serão cobrados, o treinador imagina alguma dificuldade nas rodadas iniciais do Campeonato Paulista por causa da questão física. “São poucos dias de preparação. Mas, depois de certo período, temos condições de ser uma equipe equilibrada.”