Vendas no Natal têm alta de 5% ante 2012, informa Alshop

O segmento de Perfumaria e Cosméticos reportou a maior alta, com expansão de 10%. Em contrapartida, o setor de Vestuário registrou aumento de apenas 2% no período

26 DEZ 2013 • POR • 12h58

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) informou nesta quinta-feira, 26, que as vendas no Natal de 2013 cresceram 5% em relação a igual período do ano passado. O segmento de Perfumaria e Cosméticos reportou a maior alta, com expansão de 10%. Em contrapartida, o setor de Vestuário registrou aumento de apenas 2% no período.

De acordo com a associação, a alta é explicada, principalmente, pelo aumento do número de lojas. No entanto, quando consideradas apenas as vendas em mesmas lojas, o crescimento de vendas foi negativo ou permaneceu estável em relação a 2012.

Leia Também

MP facilita repasse de recurso em casos de desastres

Bairro residencial da cidade de SP poderá ter abrigos

Haddad quer liberar creches até em bairros tombados

Empresário Eike Batista faz acordo com credores internacionais para salvar petrolífera

Operação Lei Seca multa 378 na noite de Natal no Rio

Segundo a Alshop, as vendas no Natal foram afetadas pelo maior endividamento das famílias, pela menor disponibilidade de crédito e pela alta de inflação. O conjunto de fatores, diz a Associação, fez que os gastos com presentes de Natal em 2013 fosse inferior aos dos anos anteriores.

Ano

A Alshop informou ainda que as vendas em shoppings registraram uma alta de 8% em 2013 na comparação com o ano passado. No ano, as vendas nos centros de compras totalizaram R$ 132,8 bilhões em todo o País.

Segundo a associação, a abertura de 38 shoppings ao longo do ano e a expansão dos já existentes motivaram o crescimento deste ano. A quantidade de lojas em shopping ao final de 2013 totalizou 129.900, o que representou um aumento de 14,6% em relação a 2012.