MJ e MEC abrem curso para professores sobre prevenção de drogas

Estão previstos também cursos para trabalhadores das áreas de segurança pública, saúde e assistência social, além de conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas

18 DEZ 2013 • POR • 16h58

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. A capacitação é oferecida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ) e Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), em parceria com instituições de ensino superior. São oferecidas 60 mil vagas para professores de 15 estados do Brasil.

Segundo o secretário Nacional de Políticas Sobre Drogas, Vítore Maximiano, a oferta é parte integrante do Programa 'Crack, É Possível Vencer'. Ele explica que, no campo da prevenção, o programa promove a capacitação para profissionais das redes de educação. Estão previstos também cursos para trabalhadores das áreas de segurança pública, saúde e assistência social, além de conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.

Leia Também

Prefeitura de SP estuda ir ao STF por alta no IPTU

'Não me encaminharam nada', diz Dilma, sobre Snowden

Insper: confiança cai entre pequeno e médio empresário

Total de famílias endividadas cai em dezembro, diz CNC

Cade adia julgamento de suposto cartel de cimento

"Nesta edição, o Curso de Prevenção do Uso de Drogas será executado por várias universidades com início no primeiro trimestre de 2014. Todo o curso é gratuito e as vagas são para professores do ensino fundamental e médio de escolas públicas", resumiu Maximiano.

Sul

Na Região Sul do país, o curso será executado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. Estão sendo ofertadas 10 mil vagas para professores dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Os interessados desses estados poderão fazer as suas inscrições no site.

Para esses três estados, o período de inscrição é de 16 de dezembro de 2013 a 14 de fevereiro de 2014. A divulgação da lista de selecionados está prevista para fevereiro de 2014. O curso deve começar no dia 17 de março de 2014.

Outras Regiões

Para outros 12 estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, a Universidade de Brasília oferece 50 mil vagas para os seguintes estados da Federação: São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Bahia e Sergipe.

A inscrição para o curso pode ser feita por meio do site (clique aqui para ser direcionado ao site), de 11 de novembro a 22 de dezembro de 2013. A divulgação da lista de selecionados deve acontecer em janeiro de 2014, e o início do curso, em fevereiro.

Os professores de outros estados da Federação serão contemplados com vagas oferecidas por outras universidades parceiras ainda neste ano de 2013.