Obesos têm maior risco de óbito por câncer de próstata

Os pesquisadores analisaram cerca de 750 pacientes com câncer de próstata que fizeram a cirurgia para retirá-la

4 DEZ 2013 • POR • 21h38

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é estimado para 2014 cerca de 580 mil casos novos da doença. O tumor de próstata lidera o ranking dos mais incidentes em todas as regiões do Brasil. E o sobrepeso pode estar associado a um pior prognóstico. Um estudo publicado recentemente pela revista Obesity Research & Clinical Practice afirma que os homens que estão acima do peso ou obesos, quando diagnosticados com câncer de próstata, enfrentam um risco maior de morrer pela doença.

Os pesquisadores analisaram cerca de 750 pacientes com câncer de próstata que fizeram a cirurgia para retirá-la. Os pacientes diagnosticados com a doença que estavam acima do peso ou obesos estão 50% mais propensos a morrerem do que aqueles que estão dentro do peso ideal. A pesquisa mostrou também que a associação entre sobrepeso/obesidade e aumento do risco de morte é maior entre os homens com tipos mais agressivos de câncer de próstata.

Leia Também

Queimadura leva 8 crianças por dia a hospital de referência em São Paulo

Excesso de peso prejudica a saúde, afirma pesquisa

Planos de saúde com nota baixa têm 63,5% dos clientes

Antirretrovirais serão usados no País para prevenir aids

Brasil terá teste de aids vendido em farmácia

O estudo afirma ainda que, em pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico, o peso no momento do diagnóstico é correlacionado com a sobrevivência ao câncer de próstata mais do que muitos outros fatores. Estudos adicionais serão necessários para determinar se os resultados dessa pesquisa também se aplicam a pacientes com câncer de próstata que realizam outros tratamentos, como a radioterapia e a hormonoterapia.