Fecomercio: confiança do consumidor paulistano recua

De acordo com a instituição, o aumento do pessimismo do consumidor reflete o momento de instabilidade econômica observado nos últimos meses

2 DEZ 2013 • POR • 12h10

 O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 0,9% no mês de novembro, passando de 139,2 pontos em outubro para 138 pontos no mês seguinte, informou nesta segunda-feira, 2, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O índice varia numa escala de zero (pessimismo) a 200 pontos (otimismo). De acordo com a instituição, o aumento do pessimismo do consumidor reflete o momento de instabilidade econômica observado nos últimos meses.

As avaliações sobre a situação presente, bem como sobre as expectativas para o futuro, mostraram-se inferiores às realizadas no mês anterior. O Índice de Condições Econômicas Atuais (Icea) recuou 1,8% em novembro ante outubro, de 139,4 para 136,9 pontos. Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) teve baixa de 0,3%, de 139,1 para 138,7 pontos.

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