Prova do Saresp avaliará alunos da rede municipal de Guarujá, nos dias 26 e 27

Ao todo, 13.269 alunos dos 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos realizarão a prova

26 NOV 2013 • POR • 11h41

Os alunos da rede municipal de ensino de Guarujá participarão do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), nos próximos dias 26 e 27 de novembro. Ao todo, 13.269 alunos dos 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos realizarão a prova. O objetivo do Saresp é avaliar as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos do Ensino Fundamental, ao longo do ano.

Na terça-feira, 26, os alunos do 2º, 3º e 5º anos farão as provas de Língua Portuguesa e redação. Enquanto o 7º e 9º ano terão Língua Portuguesa e Matemática. Na quarta-feira, 27, será a vez de Matemática para o 2º, 3º e 5º anos, e redação, História e Geografia para os alunos do 7º e 9º anos. A avaliação acontecerá no período de aula dos estudantes.

A coordenadora de avaliação do Saresp da Secretaria Municipal de Educação, Clara Cabral, explica que a prova é uma ferramenta para avaliar e, consequentemente, melhorar o ensino municipal. “A cada prova vemos melhorias no índice de desempenho dos alunos. Essas avaliações externas orientam e mostram se as políticas educacionais estão no caminho certo”.

A secretária de Educação, Priscilla Bonini define a prova. “O Saresp vem para somar e ajudar a definir as políticas públicas educacionais”. As escolas municipais do ensino fundamental de Guarujá participam do Saresp desde 2009. A prova é realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP).