Deslizamentos e trânsito em Santos

Defesa Civil estabeleceu observação; chuvas provocaram alagamentos e congestionamentos.

3 JAN 2013 • POR • 13h57

Congestionamento e chuva. Condições nada favoráveis para os mais de 174 mil turistas que deixaram a Baixada Santista e pegaram as estradas em direção à Capital Paulista só ontem. Em Santos, as chuvas causaram três deslizamentos: dois no morro do José Menino e outro no Marapé. Além disso, pontos de alagamento foram registrados em diversas regiões do Município, segundo a Defesa Civil, dificultando o tráfego e a saída da Cidade.

De acordo com a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, desde o dia 27 de dezembro, quando começou a contagem de carros que subiam a serra, 472 mil veículos já haviam retornado ao Planalto. Ao todo, desceram 605 mil carros.

Na tarde de ontem, quem deixava a Cidade, já encontrava o tráfego lento na entrada de Santos. Por conta da chuva, a Avenida Nossa Senhora de Fátima estava com princípio de alagamento e os veículos tinham dificuldade de trafegar. Além disso, os semáforos no Centro de Cidade pararam de funcionar.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias, a Cidade estava em estado de observação, diante da quantidade de chuva durante o dia: 83,5 milímetros. “Está prestes a mudar para (o estado de) atenção. Mas a previsão é de que a chuva pare até o final do dia”, disse, ontem, em entrevista para o DL.
Onias não especificou os pontos de alagamento, mas afirmou que as ocorrências aconteceram em toda a Cidade.

Engavetamento

A todo momento a Ecovias informava as condições das estradas através de boletins. Permanentemente os registros eram de pontos de lentidão, tanto na descida quanto na subida da serra. Às 16h50 de ontem, a faixa da esquerda da Rodovia dos Imigrantes foi interditada, no sentido litoral, por conta de um engavetamento envolvendo cinco veículos.

No mesmo horário, a rodovia Anchieta seguia com congestionamento no começo da serra, assim como a Cônego Domenico Rangoni.
A operação subida em vigor era a 4x6, com a subida da serra feita pelas duas pistas da Imigrantes e a pista norte da Anchieta. Para a descida da serra, o motorista utilizava somente a pista sul da Anchieta.