'Bolsa família melhorou desempenho acadêmico', diz Mercadante

Sobre o emprego, o ministro disse que "mesmo num ano difícil, foram gerados novos postos de trabalho". Ele avaliou que a taxa de desemprego atual é "muito positiva para o cenário que encontramos"

19 NOV 2013 • POR • 12h37

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que houve no Brasil um processo de redução da desigualdade que ele considerou "espetacular". Durante o Fórum Estadão Brasil Competitivo, realizado nesta terça-feira, 19, em São Paulo, o ministro apresentou a evolução do índice de Gini e do PIB per capta no Brasil nos últimos anos.

Mercadante destacou o impacto positivo do programa Bolsa Família na redução da desigualdade e afirmou que o programa melhorou a cobertura de matrículas escolares dos estudantes e o desempenho acadêmico.

Leia Também

Ausência de Serra em evento do PSDB gera desconforto

Aécio diz não comemorar prisão de condenados do mensalão

Interpol já emitiu aviso internacional contra Pizzolato

Aécio propõe pacto com Estados e municípios mais fortes

Dilma quer entregar Luz Para Todos a 3,37 mi de famílias

Sobre o emprego no País, Mercadante disse que "mesmo num ano difícil, foram gerados novos postos de trabalho". Ele avaliou que a taxa de desemprego atual é "muito positiva para o cenário que encontramos".

O ministro da Educação argumentou que o Brasil ainda precisa ampliar os investimentos em ensino. Ele afirmou que o País é o que mais aumentou verba para educação, citando estudos da OCDE. "Somos o maior país em investimento público em educação quando se olha a receita da União", disse. Ainda assim, Mercadante afirmou que o investimento per capta é inferior ao de vários países da OCDE.

Durante sua participação no Fórum, Mercadante falou ainda sobre iniciativas do governo federal. Ele destacou o programa de escola em tempo integral como uma forma de melhorar a qualidade do ensino em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). E afirmou também que foi dobrada a meta de escolas em tempo integral para 60 mil até 2014 e que hoje já são 50 mil escolas em tempo integral.

Produtividade

Mercadante afirmou que a produtividade é um ponto central da competitividade no médio e longo prazo. Ele ressaltou que é preciso que as empresas criem a cultura de formação de talentos profissionais e citou o Pronatec ao defender que o País possui hoje um programa de investimento em formação profissional.

"Estamos discutindo a formação dual - trabalhar estudando e estudar trabalhando", comentou Mercadante. O ministro fez ainda uma defesa do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), ao afirmar que a prova garante o acesso ao ensino superior de modo "muito mais democrático, meritocrático e republicano". Contudo, o ministro apontou um problema: "dos cinco milhões que fazem Enem, metade não terá vaga nas universidades", completou. Por isso, reforçou o ministro, é importante oferecer e valorizar o curso técnico.

Ele também mencionou que um terço dos estudantes que ingressam na universidade hoje fazem isso via políticas de inclusão, como os benefícios do Prouni e financiamentos estudantis (Fies). "Precisamos criar cultura de empreendedorismo, patente do conhecimento na universidade", defendeu o ministro, que completou: "se quisermos pensar em economia, temos que pensar da creche à pós graduação".