Consulte quem conhece o assunto

As clínicas de estética são experientes no tratamento de rosto e corpo, no entanto nada substitui as visitas periódicas ao dermatologista

17 NOV 2013 • POR • 20h01

Os cuidados com a pele sempre demandam o uso de cosméticos. E cem por cento das mulheres, mais uma boa parcela do público masculino, ficam de olho nos lançamentos. E sempre tem novidades na área.  Uma semana, sim, outra não, aparece um novo creme rejuvenescedor, um novo hidratante, uma nova maquiagem. E como é bom experimentar estas novidades.

Quem se preocupa com a beleza da pele, sabe que não pode descuidar do protetor solar, faz limpeza no rosto de tempos em tempos, depila as sobrancelhas, depila o rosto todo, enfim, sempre procura dar aquela caprichada no visual.

Leia Também

Tabagismo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão

Mais de 14 mil pessoas já foram internadas por diabetes em São Paulo neste ano

Como você cuida dos cabelos antes, durante e após os exercícios físicos?

Diabetes interna um paciente a cada 24 minutos em São Paulo

Lançadas novas diretrizes para redução de risco cardíaco

Mas quantos se lembram de ir periodicamente ao dermatologista?

Ao contrário do que muitos acreditam, consultar o dermatologista não é algo que deve ser feito só quando há algum problema na pele, como alergia ou manchas. Afinal, a pele é o maior órgão do corpo humano e, além de interagir com os demais órgãos do corpo, está permanentemente exposta ao meio-ambiente. Portanto, da mesma forma que você adota como rotina a ida ao clínico geral, ginecologista, urologista ou pediatra, a consulta dermatológica também deve fazer parte de sua agenda de saúde. E, lembre-se: uma pele bem tratada, sempre causa uma ótima impressão e, ainda, faz muito bem para sua autoestima.

E se o assunto é beleza, a gente precisa abordar outro assunto que é o câncer de pele, um problema de saúde, mas que pode afetar a aparência.

Os médicos explicam que as avaliações dermatológicas periódicas são um importante instrumento para a detecção precoce de câncer de pele. Na consulta, os pacientes são orientados a estar sempre atentos a pele, fazendo o autoexame com regularidade, e a usar diariamente protetor solar.  A Dermatologia pode prevenir várias doenças que acometem boca, cabelos, pelos e unhas, como também diagnosticar Doenças Sexualmente Transmissíveis as (DSTs).

As avaliações periódicas são fundamentais na prevenção e detecção precoce do câncer de pele, principalmente, em relação ao público masculino que, em geral, se expõe com mais frequência às radiações solares sem proteção.

O dermatologista pode ajudar, e muito, quando o assunto é apenas a beleza da pele. Ele tem condições de indicar bons produtos e procedimentos rejuvenescedores, lembrando que alguns destes procedimentos só podem ser executados pelo médico.