ACSP: comércio crescerá de 3% a 4% em dezembro

"É uma forte desaceleração em relação a dezembro de 2012, quando a expansão foi de 9,6% ante 2011", avalia o presidente da ACSP, Rogério Amato

12 NOV 2013 • POR • 14h25

O comércio da cidade de São Paulo deve ter um crescimento de 3% a 4% nas vendas de dezembro, de acordo com previsão da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Levando em conta que em dezembro de 2012 o volume de vendas foi 9,6% maior que o de dezembro de 2011, a conclusão é de que no agregado o ritmo de expansão se encontra numa trajetória de desaceleração.

"É uma forte desaceleração em relação a dezembro de 2012, quando a expansão foi de 9,6% ante 2011", avalia o presidente da ACSP, Rogério Amato. Ele associa a desaceleração no ritmo de expansão das vendas ao menor crescimento do crédito ao consumo, da renda e do emprego. Outro fator que deve contribuir para o menor crescimento das vendas em dezembro, segundo Amato, são as recentes quedas nos índices de confiança do consumidor verificados pela associação e pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Leia Também

Financiamento de veículos tem nova queda em setembro

Maioria dos brasileiros usará 13º no pagamento de dívidas, diz pesquisa

OSX será 2ª empresa 'X' em recuperação

Produção de grãos pode ultrapassar 196 milhões de toneladas

SCPC indica estabilidade na inadimplência até fim de ano

O presidente da ACSP ressalta também que a cidade representa um polo de varejo "maduro", bastante vinculado ao setor industrial, em contraposição a outras áreas, mais dependentes de atividades diferentes. "Regiões com forte agronegócio, por exemplo, poderão exibir resultados mais expressivos, pois a economia está mais forte e diversificada", conclui.