Boa Vista: inadimplência do consumidor cresce em outubro

No acumulado de janeiro a outubro, comparado a igual período de 2012, o indicador apresenta retração de 0,4%, já na comparação dos últimos 12 meses o indicador registrou queda de 0,1%

12 NOV 2013 • POR • 12h46

Os novos registros de inadimplência do consumidor avançaram 3,6% no mês de outubro em relação a setembro e 3,9% sobre o mesmo mês de 2012, de acordo com dados de abrangência nacional da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). No acumulado de janeiro a outubro, comparado a igual período de 2012, o indicador apresenta retração de 0,4%. Já na comparação dos últimos 12 meses com igual período anterior, o indicador registrou queda de 0,1%.

A análise da Boa Vista aponta que, durante o primeiro semestre do ano, os registros de inadimplência mantiveram a tendência de queda iniciada no final de 2012. Os resultados do segundo semestre, contudo, apontam para uma desaceleração dessa tendência. "Isso pode ser justificado pelas condições de crédito e do mercado de trabalho menos favoráveis", avaliam os economistas da instituição, que mantêm a expectativa de que o indicador acumulado em 2013 apresente números "levemente inferiores" aos de 2012.

Leia Também

Financiamento de veículos tem nova queda em setembro

Maioria dos brasileiros usará 13º no pagamento de dívidas, diz pesquisa

OSX será 2ª empresa 'X' em recuperação

Produção de grãos pode ultrapassar 196 milhões de toneladas

SCPC indica estabilidade na inadimplência até fim de ano

O valor médio das dívidas incluídas em outubro, de R$1.290, foi 0,79% menor do que o registrado em setembro. A Boa Vista apontou ainda que os indicadores de inadimplência cresceram em todas as regiões do País. A maior alta foi registrada no Centro-Oeste (6,5%), seguida pelo Nordeste (4,2%), Sul (3,9%), Sudeste (3,1%) e Norte (1,1%).